sexta-feira, maio 30, 2008

PAÍSES EMERGENTES ESTARÃO DENTRO DA CRISE! DILAPIDAÇÃO DA POUPANÇA NOS PAÍSES CENTRAIS TERÁ DESDOBRAMENTOS NO FUTURO!

Trechos de artigo de Felipe González (foto) no El País de 7 de maio.

1. Agora, a crise financeira internacional começou pelos países mais desenvolvidos, com uma dimensão e uma profundidade que ainda não podemos avaliar. Em particular, pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido. Repercutiu no resto da Europa em diferentes graus e inevitavelmente atingiu nosso país, a Espanha.

2. De novo, mas em sentido contrário, se ouve dizer que os países emergentes, em particular os com maior êxito, não estão afetados por essa crise dos países centrais. Inclusive estão-se desviando operações para seus mercados de valores com considerável magnitude. E, novamente, como a dez anos, tendo a acreditar que a interdependência, e, assim, contágio, é uma característica inseparável da globalização da economia e do sistema financeiro no mundo. Por isso, os efeitos desta sacudida não vão permanecer nos mercados centrais, mas vão estender-se aos demais países.

3. Principiamos a constatar conseqüências globais em diversos aspectos da situação econômica. Por exemplo, as limitações ou proibições à exportação de alimentos para enfrentar o encarecimento de preços são perfeitamente compreensíveis, mas, temo que, salvo o efeito conjuntural ou aparente, agravarão a corrida dos preços, provocação operações especulativas e de acumulação.

4. No pano de fundo da nova realidade mundial, está-se produzindo uma enorme transferência de poupança dos países altamente desenvolvidos e com grande hábito de consumo para os países produtores de matérias primas – energéticas e outras, e aos emergentes, como a China, que estão poupando e acumulando capital. Assim, a dilapidação da poupança nesta crise financeira e os compromissos angustiantes de pagamento no futuro das grandes zonas desenvolvidas têm uma imagem espetacular nos excedentes de capital dos países petrolíferos ou de elevada poupança com altas taxas de crescimento.

Nenhum comentário: