quarta-feira, agosto 29, 2007

A DISCIPLINA DA MENSAGEM!

Trechos do artigo de Adam Nagourney no NYT sobre Karl Rove!

1. Certamente, Rove mudou consideravelmente a forma como a política presidencial é realizada. Baseado em seu exemplo, as campanhas se tornaram mais disciplinadas no envio de mensagens simples, freqüentemente negativas. Elas começam tentando identificar as vulnerabilidades dos adversários potenciais e realizam extensa pesquisa negativa enquanto se preparam para explorar tais vulnerabilidades desde cedo e com freqüência.
2. Elas buscam trabalhar planos de ação mês a mês, de longo prazo, e se atem a eles, mesmo nos momentos difíceis. E empregam metodicamente dados de marketing e outros para identificar eleitores potenciais e para assegurar que votem com uma eficiência nunca vista antes, algo que Rove (foto) promoveu em conjunto com seu aliado próximo, Ken Mehlman, o ex-presidente do Comitê Nacional Republicano.
3. A proeza que Rove exibiu na condução de uma campanha não ficou evidente quando tentou supervisionar as difíceis relações da Casa Branca com o Congresso, produzindo dois anos de poucos ganhos legislativos. A estratégia de Rove de apelar primeiro para a base republicana, algo que ajudou Bush a vencer em Estados chaves como Ohio, nas eleições de 2000 e 2004, não funcionou em um Congresso que exigia cooperação e negociação com amigos e inimigos.
4. "A melhor coisa que ele fez em relação às campanhas é a disciplina da mensagem: se concentrar firmemente em uma coisa e fazer com que seja fixada pelo eleitor", disse Alex Castellanos, um alto conselheiro da campanha presidencial de Mitt Romney, o ex-governador de Massachusetts.

Nenhum comentário: