sexta-feira, agosto 03, 2007

AS PEDRAS NO LAGO E OS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS

Já comentei algumas vezes que a opinião pública se forma por contaminação e na base da sociedade. Esse processo é mais rápido quando toda a sociedade tem acesso a uma mesma informação publicada pela imprensa. No Brasil, em função dos níveis de renda e escolaridade o processo é mais lento.
Sempre que há uma notícia de grande destaque, quando os institutos de pesquisa perguntam na semana seguinte se o eleitor havia tomado conhecimento do fato, uma proporção, sempre maior do que 25% diz que não sabia.

Um fato forte funciona no Brasil como uma pedra que se joga na água de um lago onde os círculos concêntricos vão se abrindo, vão chegando às margens, ou seja, aos segmentos com menos informação.

Nesta conjuntura - o efeito - o Rei Está Nu - foi precipitado pelas vaias do Maracanã no dia 13 de julho. Estas funcionaram como uma pedra jogada na água, no meio de um lago. O tamanho da pedra aumenta o diâmetro que se atinge. Mas sempre que se lança outras pedras na direção das margens - nos 4 pontos cardeais que envolvem a canoa de onde foi lançada a primeira pedra - os círculos concêntricos são sustentáveis, recobram intensidade e garantidamente chegam às margens, ou seja, aos que tem menos informação.

Esse processo no Brasil leva uns 90 dias. Mas se novas pedras não forem jogadas no lago os círculos vão se tornando mais tênues, com menor poder de contaminação da opinião pública de menor renda e menor escolaridade, que é exatamente o público alvo do governo.

Quando um boxeador acerta um golpe, imediatamente ele dispara novos golpes para fragilizar seu adversário. Em 2005 a oposição teve isso em suas mão. Mas parou com as pedras e baixou a guarda. Isso que em 90 dias a informação havia chegado a todos e a popularidade de Lula naufragava.

Cabe à oposição - em todos os pontos cardeais - jogar novas pedras e garantir a intensidade do movimento dos círculos concêntricos. Será um semestre de ação continuada, que contaminará a opinião e reverterá o quadro de opinião pública.

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