sexta-feira, agosto 03, 2007

Caiu a máscara! É bom ligar o alerta vermelho!

Enfim caiu a máscara. Lula nos ameaçou com a venezuelização ao dizer que as vaias e as manifestações pacíficas da população que questionam seu governo ameaçam a democracia e ao dizer que pode colocar mais gente na rua do que seus adversários. Não adianta negar ou reinterpretar. Foi isso o que ele disse e quis dizer. Foi isso que ele fez. Por trás da máscara havia uma face, agora visível para todos: por trás de um Lula há um Chávez. O Chávez possível nas condições do Brasil. O Chávez abrigado dentro de Lula, que só não faz aqui o que faz na Venezuela, porque não pode, não porque não queira. Interpretar manifestações pacíficas de alguns brasileiros e brasileiras que estão sofrendo na pele as consequências lamentáveis do seu generalizado desgoverno como uma ameaça à democracia ultrapassou todos os limites. Tentar polarizar, partidarizar, identificando um desconforto legítimo da população como golpe urdido pela oposição, foi além da costumeira sordidez. Sugerir que os descontentes de hoje são aqueles mesmos que ensejaram o golpe militar, passou da conta. Existe um limite, até mesmo para os populistas, que não pode ser ultrapassado. Se for ultrapassado tal limite - como Lula está ensaiando - então já estaremos diante de outro fenômeno. Já não se tratará mais de "manipuladura" (o que ele sempre fez), mas de protoditadura mesmo (como faz Chávez). E então será o caso da democracia, aí sim, se defender dos inimigos da liberdade.
O QUE LULA FALOU É GRAVÍSSIMO
É necessário degravar a fala de Lula em Cuiabá. Literalmente, pois ainda não vi uma transcrição fiel nos jornais. Vi e ouvi na TV. Ele disse alguma coisa como "cuidado com o que pode vir depois da democracia". Foi um aviso, no estilo meio mafioso, em tom de ameaça. Cabe conferir. Mas, tendo ele dito isso mesmo, ou algo assim, qual o sentido da admoestação autocrática do presidente da República? Quem ele pensa que é? Um líder operário fazendo bravata numa manifestação? Quem está ameaçando a democracia no Brasil? Por acaso vaiar um governante e fazer protestos pacíficos não são manifestações normais em uma democracia? A fala de Lula revela o Chávez que ele carrega dentro do peito. Agora ele vai dizer novamente - como fez Chávez várias vezes - que há um golpe contra o governo. Tudo isso só confirma a tese que venho defendendo aqui: Lula é o Chávez possível nas condições do Brasil.
"Quem tem boca vaia Lula" (se os tucanos deixarem)
O pequeno artigo "Quem tem boca vaia Lula", postado por Reinaldo Azevedo no seu blog, é uma peça importante para desvelar o PT, coisa que os tucanos muito emplumados e fartamente diplomados não conseguiram fazer nos últimos cinco anos. Leiam, basbaques! Rasguem seus diplomas e tentem aprender um pouco. Não, não estou com a animosidade exacerbada em relação ao PSDB. Estou apenas me preparando para o que vai acontecer se a insatisfação com Lula aumentar e as pessoas começarem a vaiá-lo, stricto e latu sensu, em todas as horas, em todos os lugares. É claro que os tucanos não permitirão isso e darão um jeito de salvá-lo novamente. Estão doidos para repetir - agora, em 2007 - o que fizeram no segundo semestre de 2005. Anotem para me cobrar depois.

Nenhum comentário: