quarta-feira, fevereiro 27, 2008

A Rebelião Conservadora!

Trechos de matéria no Le Monde de 1/02/08
1. Nos EUA assim como na GB, surgiu uma nova direita, populista, captando a ira dos mais carentes contra as elites. Esse fenômeno diz também respeito à França.
2. Thomas Frank (foto) procura explicar isso em seu livro ("Porque os pobres votam na direita") e escolheu o caminho da reportagem política. A ira popular não visa as elites econômicas, mas sim a esquerda, obrigatoriamente cosmopolita e arrogante. Ela odeia a verdadeira América.
3. Frank vai ouvir o jovem pregador Phill Kline, que eletriza as salas. Ele vai encontrar-se com o ex-soldado Mark Geitzen, líder de um grupo de celibatários cristãos, que vai de porta em porta, pedindo votos para a direita.
4. Frank insiste no brilhante lance dos conservadores que se reapropriaram de um tema amplamente abandonado pela esquerda, substituindo a luta de classes pela guerra cultural e dando prioridade aos valores. O que divide os americanos seria a autenticidade e não algo tão complexo e repugnante como a economia. Daí a marginalização dos temas próprios da esquerda como salários, proteção social...).

Nenhum comentário: