quinta-feira, fevereiro 07, 2008

OS BLOCOS NAS RUAS

MOMO
Encerrado o período carnavalesco, o povo, os especialistas e a imprensa, como de costume, trataram de eleger os Blocos e Escolas de Samba que mais se destacaram. Tudo de acordo com a importância que as festas de Momo produzem junto a sociedade brasileira.
LIMITES
Aliás, não há a menor dúvida de que o carnaval e o futebol são as coisas que a maioria dos brasileiros leva realmente a sério. Se para tudo a tolerância até pode ser infinita, quando o assunto é carnaval e futebol aí há limites que precisam ser muito bem respeitados.
TRÊS GRANDES BLOCOS
Mas, independente de clubes de futebol e de blocos e escolas carnavalescas, o fato é que todos aqueles que vivem no Brasil já participam de um dos três grandes blocos que saem às ruas todos os dias, em todas as cidades do país.
CONHECIDOS
Os três grandes grupos, ou blocos, já são bem conhecidos e se definem como: 1- o Bloco dos Conformados; 2- o Bloco dos Inconformados; e, 3- o Bloco dos Bandalhos (com suas várias alas repletas de privilegiados).
OS CONFORMADOS
Os Conformados são aqueles que nunca se manifestam. Mesmo quando devidamente informados de que estão sendo explorados sempre crêem que tudo acontece exclusivamente por obra do destino. Os mais religiosos vão mais além: acreditam que tudo acontece por vontade divina. Que Deus Nosso Senhor é quem reserva o destino de todos nós.
OS INCONFORMADOS
Já os Inconformados são aqueles que só diferem dos Conformados porque gritam, esbravejam. Fazem isto, porém, sempre na forma individual, quando se vêem como bobos e pagadores das conta dos privilegiados e bandalhos. Como não se organizam para tentar algum sucesso, nunca passam de meros inconformados. Ou seja, nunca tomam qualquer atitude.
OS BANDALHOS
Os Bandalhos, com suas múltiplas alas, são os espertos que já perceberam a passividade dos Conformados e a incapacidade de reação dos Inconformados. Diante de tanta idiotice deitam e rolam à vontade. Gastam desmesuradamente, roubam escancaradamente e fazem tudo aquilo que bem entendem às custas dos Conformados e dos Inconformados.
CARTÕES CORPORATIVOS - Depois de vários escândalos que já serviram para testar e explicar a infinita paciência e a falta de reação dos componentes dos Blocos dos Conformados e dos Inconformados, o mais recente é o que trata do uso dos Cartões Corporativos por parte de alguns dos Bandalhos. Pois, depois de divulgada a enorme folia (pela imprensa) promovida com o dinheiro público, nada aconteceu, gente. Nenhum deles sequer levou uma surra.
Com poucas esperanças ainda espero que alguém fale mais alto do que esta coluna vem dizendo: que Deus Nosso Senhor não escolhe destino para quem quer que seja. Esta é uma tarefa que só cabe aos cidadãos. Espero, enfim, que o povo ainda se organize para dar um basta na bandalheira. Do jeito que as coisas estão, só com radicalismo para acabar com a raça de tanta gente safada e malvada. Gente que confunde o agir dentro da lei mesmo sabendo que muitas leis foram feitas sem qualquer princípio de honestidade.

Nenhum comentário: