quarta-feira, fevereiro 13, 2008

A IGNORÂNCIA DOS SOCIALISTAS

FALTA DE ESCLARECIMENTO
Até agora a imprensa cada vez mais ideológica e menos informativa, não fez questão de explicar que o rombo de bilhões de euros do Societé Generale, que teve como responsável o operador de índices futuros Jerôme Kerviel (foto), não significou um roubo pessoal. O dinheiro saído do caixa da instituição não foi parar no bolso dele.
COMO CONVÉM
Aqueles que detestam o capitalismo acima de tudo demonstraram, mais uma vez, a vasta ignorância típica dos socialistas através das mensagens de cumprimentos enviadas a Jerôme. Provaram, embora sem o registro da mídia, que não sabem coisa alguma de operações com índices futuros. E muito menos quem foi Robin Hood. Confundiram tudo, como sempre lhes convém.
COMPENSAÇÕES
Nos mercados futuros, o prejuízo de um investidor/especulador é sempre exatamente igual ao ganho de (um ou mais) quem está na ponta contrária. Tudo porque, diariamente, são feitos os encontros de conta, através das câmaras de compensações das Bolsas que operam com mercados futuros.
AJUSTES FINANCEIROS
A partir daí os ajustes financeiros, decorrentes da compensação, são desembolsados pelos perdedores e enviados aos ganhadores. Os valores pagos e recebidos têm por base sempre a diferença de preço (cotação) do fechamento do dia em relação ao dia anterior.
ALÇADA
Portanto, operações com ações e qualquer ativo ou mercadoria, nos mercados a vista ou futuro, só são possíveis onde há capitalismo de mercado. Se o Societé Generale perdeu é porque não limitou a alçada conferida ao seu operador, que foi grande demais. E ainda permitiu que ele apostasse contra a tendência.
PERDA DOS ACIONISTAS
O capitalismo, gente, não perdeu coisa alguma. Assim como o Estado com seus contribuintes. As perdas foram só dos acionistas do Societé Generale, como acontece de resto na iniciativa privada. Nas empresas públicas é diferente, pois os acionistas são os contribuintes de impostos.
ROBIN HOOD
Para finalizar é bom que se esclareça que Robin Hood não era socialista. Não roubava dos ricos para entregar o produto aos pobres. Indignado com tantos impostos, Robin Hood roubava do reino para distribuir aos contribuintes. Os historiadores é que fazem questão de dizer que tudo ia para os pobres. O que é bem admissível, diante de tanta ganância tributária.

Fonte: PONTOCRÍTICO.COM

Nenhum comentário: