sexta-feira, fevereiro 22, 2008

PASSAPORTE CARIMBADO

DUAS DECLARAÇÕES
Ainda soam bem claro nos meus ouvidos duas estúpidas declarações, gritadas repetidamente aos quatro ventos por milhares de ignorantes brasileiros, exigindo o Calote da nossa Dívida Externa! e o Fora FMI!
FESTEJO
Lembro também que, no governo Sarney, quando o Brasil decretou o calote, os mesmos ignorantes festejaram a decisão. E o resultado, como é sabido, foi triste demais para o país. Os investidores caíram fora e os financiamentos sumiram. E os poucos empréstimos que conseguimos obter chegaram com custos muito elevados. Tudo conforme o risco que o Brasil representava.
JUÍZO
Independente de qualquer simpatia por este ou aquele governante, o fato é que a partir do governo de FHC é que o Brasil tomou juízo e acertou melhor o rumo. Os acordos com o FMI e o Clube de Paris foram assinados com comprometimento. Faltou, na ocasião, a adoção da flutuação cambial, que apontei desde o primeiro momento.
FLUTUAÇÃO CAMBIAL
Hoje já temos a comprovação de que os acertos aconteceram. A partir da flutuação cambial, quando o governo transferiu para o investidor o risco da flutuação do dólar, as remessas financeiras para o Brasil passaram a ser melhor avaliadas. Entre tantas providências, esta foi muito importante.
CREDIBILIDADE
Para felicidade geral da Nação, e das Nações que estão apostando no Brasil, na área econômica o presidente Lula preferiu se manter afastado. Merece aplausos por ter colocado Henrique Meireles no BC. Com forte blindagem Meireles fez exatamente aquilo que o país precisava: ganhar credibilidade econômica.
RESERVAS INTERNACIONAIS
O resultado aí está: no âmbito externo o nosso saldo é credor. O governo deve pouco lá fora, e os empréstimos internacionais feitos pela iniciativa privada constituem reservas. Para cada centavo internado, o governo emite moeda nacional e a moeda estrangeira fica depositada em forma de reserva.
INVESTIMENT GRADE
Pergunto: é melhor fazer uma correta administração e ganhar credibilidade, ou o máximo é ficar bradando pelo calote da dívida? Com a palavra os inteligentes, pois os ignorantes não entendem da arte de administrar. Da minha parte informo que estou estufando os pulmões, para gritar aos quatro ventos, da minha satisfação quando o Brasil receber o INVESTMENT GRADE.
RECESSÃO AMERICANA
O surpreendentemente fraco índice de atividade regional divulgado ontem, pelo Fed da Filadélfia, indica que os EUA poderão sofrer uma recessão tão profunda quanto a de 1990 e muito pior do que a 2001. A opinião é dos economistas Sheryl King e David A. Rosenberg, do Merrill Lynch. Eles afirmam que o debate não é mais se a economia está em recessão, mas sobre quão duro o pouso será.

Fonte: PONTOCRÍTICO.COM

Nenhum comentário: