quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Entre a Recessão e a Crise

Trechos do artigo, publicado dia 27/01/08 em La Nacion, o politólogo e historiador argentino Natalio Botana, comentando a crise e a reunião de Davos, fala de quatro poderes, incluindo a área monetária (excluindo a imprensa)!

1. De alguma maneira, esta montagem quadripartilhada de poder (Executivo, Legislativo, Judiciário e Monetário) envolve as incertezas de hoje. Por onde se os vejam, os países parecem cada dia mais regidos por este novo esquema. Na Europa, Sarkozy projeta sua teatral liderança na direção dos quatro pontos cardeais, ou Romano Prodi abandona o governo protagonizando um de tantas pantomimas parlamentares a que, há seis décadas, nos acostumou à política italiana.

2. Mas tanto o presidente francês, quanto o ex primeiro ministro italiano não tem jurisdição sobre a política monetária que, como sabemos, está em mãos do Banco Central Europeu. Este desenho nos convida a refletir acerca do destino desta combinação de elementos aristocráticos (os especialistas de mercado financeiro) e democráticos (os governantes eleitos).

3. Por enquanto, esta fórmula mista apresenta alguns sinais de fadiga quanto ao modo interno de gerenciar uma crise ou uma recessão. Mais graves são os sintomas referentes à configuração planetária de esta simbiose entre o poder político e o poder monetário. Esta perspectiva histórica é vital para pelo menos entrever com cautela o que poderá ocorrer.

Nenhum comentário: