sexta-feira, junho 08, 2007

UM SÍMBOLO DO ATRASO

PRETENCIOSOS
Não tenho certeza, mas creio que são somente dois os estados brasileiros (PR e RJ)) que adotam o salário mínimo regional. Uma prova clara de que sempre há quem goste de se notabilizar e ficar marcado por certas atitudes pretensamente justas e humanas. Só que, neste caso, pelo atraso e pela estupidez.
OFERTA E PROCURA
Salário é igual a uma commodity. A qualidade também impera na formação do preço do possível contratado. O preço do salário varia, obviamente, de acordo com a oferta e a procura. E os benefícios adicionais concedidos pelos contratantes representam diferenciais importantes para inibir as trocas de empregos.
SERES CELESTIAIS?
Agora me respondam: como é possível que deputados saibam dizer qual o valor mínimo que as pessoas devem receber para trabalhar com carteira assinada? Que condições são essas que os fazem melhor do que o mercado? São, por acaso, seres celestiais que sabem quanto alguém deve receber pelo que faz, minimamente?
INIBIR A COMPETITIVIDADE
Pois foi exatamente isto que aconteceu no Paraná Depois de muita discussão o salário mínimo do PR foi fixado em R$ 457,00. E de nada adiantou as federações empresarias (que compõe os setores que realmente empregam na iniciativa privada) explicarem que isto não vai aumentar os empregos, mas inibir mais ainda a competitividade já pouco existente no PR.

Nenhum comentário: