terça-feira, junho 26, 2007

A PANDEMIA OCULTA!

"A Pandemia Oculta"- artigo de Moisés Naím (diretor do Foreign Policy e autor de "Ilícito: como traficantes, contrabandistas e piratas estão mudando o mundo") - mostra o crescimento da criminalidade urbana no mundo todo (recrudescimento nos EUA) e fala de causas! El País! Trechos!

1.
O mundo está sofrendo uma severa epidemia de criminalidade urbana. Os índices de criminalidade vêm aumentando quase em todas as partes. Os dados disponíveis informam acerca de um enorme e crescente número de civis que são atacados, seqüestrados ou assassinados por outros habitantes de sua mesma cidade, muitas vezes de seu mesmo bairro. Com freqüência, as vítimas são tão pobres quanto os delinqüentes. Segundo um informe das Nações Unidas de 2003, a delinqüência está aumentando em todos os países avaliados por essa organização.

2.
Até nos Estados Unidos, onde é sabido que os índices de criminalidade se reduziram a partir de meados da década de 90, o FBI informa que delitos violentos têm aumentado drasticamente nos últimos anos e seu ritmo está-se acelerando. Em 2005, se registrou o maior incremento dos últimos 15 anos. A associação norte-americana Foro de Investigação Executiva Policial, composta por membros das forças da ordem, indica que, nas cidades dos Estados Unidos, os homicídios aumentaram em 71%, os roubos em 80% e os ataques à mão armada em 67%, entre 2004 e 2006. Em Boston, o número de assassinatos atingiu o índice mais elevado dos últimos 11 anos.

3. A delinqüência também está aumentando no Reino Unido, De acordo com a União Européia, este país tem “elevada criminalidade”. Um informe da UE de 2007 qualifica Londres como “capital européia da delinqüência”. A região mais assassina do mundo é o Caribe, seguido primeiramente pela África meridional e ocidental, e, depois, pela América Latina. Contudo, o aumento da criminalidade é uma tendência mundial. O índice de homicídios na Rússia é 20 vezes maior do que na Europa Ocidental. Em toda a Ásia, as taxas de criminalidade vêm-se elevando.

4. Por desgraça, embora as conseqüências do incremento da criminalidade estejam claras, suas causas são muito menos óbvias. A idéia, por exemplo, que a delinqüência surge inevitavelmente da pobreza, é uma concepção tão comum, quanto errônea. Não há correlação entre ambos os fatores. Alguns países pobres sofrem altos índices de criminalidade, e outros não. Há os que assinalam que as taxas de delinqüência podem explicar-se com uma alusão à fortaleza das instituições religiosas, medidas por meio de estatísticas de assistência aos templos, participação em atividades religiosas e pesquisas de opinião. Uma vez mais, não existem provas estatísticas dessa relação.

5. Então, o que causa as cifras da delinqüência? Os peritos estão de acordo em que o crime prolifera quando se combinam três fatores: percentual elevado de jovens, muitas drogas e fácil acesso a armas. A desigualdade econômica e a urbanização também aceleram as taxas de criminalidade. Além disso, quando o comportamento criminoso estabelece suas raízes num bairro ou numa cidade, custa muito tempo e um imenso esforço recuperar as ruas e devolver a segurança aos cidadãos. É preciso entender melhor o crime, atacá-lo de muitas maneiras. Impedir sua ascensão é difícil, mas muito mais fácil é lograr sua queda. Esta deve ser uma prioridade nacional e internacional.

Nenhum comentário: