quarta-feira, junho 13, 2007

OLHE POR QUE ELES TÊM PAVOR DE PRIVATIZAÇÃO !!

As empresas estatais eram, e continuam sendo uma influência perniciosa sobre as finanças públicas por quatro bons motivos:
(1) em média, dão prejuízo e pagam poucos impostos;
(2) exigem aportes do Tesouro para fazerem investimentos, os quais, quase sempre, fazem pela metade;
(3) quando dão lucro, a taxa de retorno é pífia especialmente se comparada ao custo dos recursos, ou seja, ao custo da dívida pública;
(4) invariavelmente são focos de geração de obrigações previdenciárias e trabalhistas muito além do que conseguem custear a partir dos beneficiários, ou seja, estão repletas de passivos ocultos e "direitos" adquiridos pelas corporações.
Privatização diminuiria ladroagem política
O governo federal deveria retomar o processo de privatização com vigor. Reduziria sensivelmente a corrupção ao diminuir o número de cargos em estatais que loteia entre políticos em nome de uma governabilidade que atualmente inexiste. Tem algum sentido o ditado "A oportunidade faz o ladrão". Para preservar parte de nossa classe política, seria conveniente impedir que ela caísse em tentação.
É furado o argumento de que planos de carreira diminuiriam a corrupção nas estatais ao reduzir o número de cargos de indicação política.
Corrupção existe também na iniciativa privada. A diferença é que o prejuízo não fica com os cofres públicos, cujos recursos vêm dos tributos cobrados de toda a população.
Basta explicar à população que, ao privatizar empresas que funcionam como ninhos de ladroagem, o objetivo é concentrar os recursos do Estado no que realmente interessa!
Vejam que interessante os estudos sobre o que foram as privatizações. Ouçam aqui.
Com a estatização da Petrobrás Bolívia, o país perdeu duas vezes. Ouçam aqui.
"Maria Silvia Bastos Marques, ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e ex-diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - que fez um levantamento próprio sobre os resultados da privatização -, vê como retrocesso a paralisação do processo de desestatização. Ela acredita que falta esclarecimentos à população em geral sobre os benefícios do processo. Pesquisa divulgada ontem pelo Ipespe/Valor mostra que 70% em um total de mil pesquisados desaprovam a privatização de grandes empresas.
Ela também desmistifica o discurso de desemprego pós privatização e cita o exemplo da Companhia Vale do Rio Doce, que tinha 11 mil funcionários em 1997, ano de sua venda, e hoje tem tem 44 mil empregados diretos e 93 mil indiretos."
Eu não entendo porque o petralhas continuam insistindo em usar a Cia Vale do Rio Doce como exemplo de que a privatização é péssima para o país. Não sabem se informar, ler, argumentar...ô praga! Leiam o estudo aqui.
E para finalizar, ouçam aqui o porque dos que não gostam de privatização.

Nenhum comentário: