terça-feira, junho 05, 2007

ANTHONY GIDDENS FALA DAS TRÊS FONTES DE MAL-ESTAR PÚBLICO NO REINO UNIDO E QUE BROWN -O NOVO PRIMEIRO MINISTRO- TERÁ QUE ENFRENTAR!

1. São principalmente três estas fontes de mal-estar público. A primeira é o dano que fez ao partido (Labor) o "spin", ou seja, a manipulação informativa. Nos primeiros anos do governo Blair se criou uma nova imagem para o "Labor" como se fora um produto comercial. Foi uma tática que resultou contraproducente. Muita gente deixou de acreditar nos dados aos quais recorre o governo para demonstrar seus logros. Brown terá que se afastar do estilo de sofá empregado por Blair, no qual no qual vários assessores designados a dedo, como o seu conselheiro de imprensa, gozam de mais poder que a maioria dos ministros.

2. O segundo motivo deste desencanto da opinião pública, é que o Governo leva já muito tempo no poder. O que é muito conhecido aborrece. Muitos começam a pensar que "já é hora de dar uma oportunidade aos outros", como ocorreu e m 1997 com Blair. Brown tem que reagir com uma avalanche de idéias novas. Deve ter uma visão sobre o futuro do país que possa inspirar os eleitores. Novas políticas farão falta.

3. Em terceiro lugar está o problema do qual não se quer falar: o Iraque. O desastre do Iraque custou a Blair grande parte de sua popularidade.

Nenhum comentário: