terça-feira, junho 12, 2007

BOOM IMOBILIÁRIO

OMISSÃO DE GOVERNOS
Algumas, ou muitas, cidades brasileiras, lamentavelmente, não estão preparadas para aproveitar o boom imobiliário que já começa a acontecer em todo o país. Simplesmente, porque seus governos não querem ou não estão atentos aos pré-requisitos de suas responsabilidades.
DEMANDA REPRIMIDA
Tais requisitos de responsabilidade dos governos são aqueles que dizem respeito às questões de infra-estrutura (energia, saneamento, arruamentos) e demais planos que têm o poder de encantar os milhares compradores de imóveis, reprimidos ao longo de anos, que querem participar da festa do consumo habitacional.
INGREDIENTES
O volume de crédito imobiliário, combinado com o prazo concedido pelo agente financiador, mais o preço a ser pago pelo mesmo são ingredientes importantes para que as coisas aconteçam. É assim que acontece no mundo todo. Com ou sem boom imobiliário.
BLOCO NA RUA
Aqui no Brasil, além dos tais ingredientes econômicos, ainda convivemos com o temível risco jurídico, que aos poucos vêm sendo resolvido. Até porque é condição - sine qua non - para os agentes apostarem no negócio imobiliário. Como o custo do financiamento está ficando cada dia mais atraente para os compradores, o negócio agora é só botar o bloco na rua.
CADEIA PRODUTIVA
Junto com a construção dos imóveis toda uma cadeia de negócios e produtos vai atrás. E depois de prontos os imóveis entram para valer os setores do mobiliário, iluminação, cozinhas, artigos para decoração e assim por diante. É por isto que um dos índices mais importantes da economia americana é aquele que mede o desempenho da construção de imóveis. Ele mexe, como se vê, muito com vários setores da economia.
PARTICIPAÇÃO RIDÍCULA
O Brasil, como é pra lá de sabido, depois do fechamento do BNH a participação do crédito para a habitação no percentual do PIB, passou a ser ridículo em qualquer jargão. Menor do que 2%, gente. Isto significa que para comprar casa própria só com dinheiro disponível.
POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO
Observem o quanto o Brasil pode crescer neste fantástico mercado da construção de moradias, comparando o percentual do crédito para habitação em relação ao PIB de outros países selecionados.

Reino Unido = 80%
EUA = 75%
Espanha = 55%
França = 28%
Chile = 15%
México = 8%
Brasil = 2%

Se o país triplicar a relação ainda ficaremos abaixo do México. Que tal?

Nenhum comentário: