quarta-feira, junho 13, 2007

EXTREMAMENTE GRAVE! LULA CONFUNDE CONCEITOS: DEMOCRACIA E LEGALIDADE!

1. A estapafúrdia declaração de Lula que a decisão de Chávez sobre a RCTV é democrática, mostra que a ele falta mais que informações: faltam conceitos. Um ato de governo aplicando a legislação existente pode ser legal, mas não necessariamente é democrático. Até as ditaduras definem um marco para a legalidade que estabelecem. E aplicam as suas leis com as justificativas que usam para legitimá-las. Em geral demonizando um adversário e seus riscos. Com isso censuram ou controlam a imprensa, queimam ou proíbem livros, etc...
2. Na visita a Havana em dezembro de 2004, o prefeito do Rio e seu secretário de governo na época conheceram o Centro de Formação de Educação Física Latino-americano, onde estudavam vários brasileiros. Os alunos só podiam ver a TV cubana e mais o Discovery Channel. Numa salinha que visitaram havia 24 horas por dia uma pessoa analisando os programas do Discovery Channel que entravam. Se algum programa fosse considerado ideologicamente perigoso, os sinais eram cortados. Legal? Possivelmente nas regras cubanas de "defender o povo contra a ideologia do imperialismo norte-americano".
3.
Chávez espertamente aproveitou a popularidade de inicio de governo e convocou uma
Constituinte onde teve ampla maioria e criou uma outra legalidade, destituindo ministros da suprema corte, etc...e uma nova eleição para prolongar o seu mandato e poder fazê-lo indefinidamente. Em seguida convocou eleições e uma nova camarade de putados. Na eleição seguinte a manipulação era de tal ordem que nenhum partido opositor se dispôs a legitimar a farsa. Todos os deputados eleitos o foram dos partidos de apoio a Chávez. Recentemente criou um partido único: disse que os que o apóiam ou entravam para este partido ou seriam considerados adversários.
4. Em base a esta "legalidade" Chávez fechou a RCTV.
5. E Lula disse que era um ato DEMOCRÁTICO! Aliás, o PT também e por decisão coletiva.
6. Cuidado! Muito cuidado! Voltemos a Martin Niemöller e lembremos do poema: primeiro foi com "eles": tudo bem. Mas... finalmente chegou aqui.

Nenhum comentário: