domingo, março 18, 2007

QUEM MATOU SOLANO LÓPEZ? O PAPEL DO FUZIL SPENCER DE REPETIÇÃO!

Trechos retirados ao jornal ABC-Color de 1 de março de 2007 - em matéria de Rafael Mariotti.

01. Solano López foi morto pelas tropas brasileiras em Cerro Corá as margens do rio Aquidaban no dia 1 de março de 1870.
02. Essa data é não apenas lembrada no Paraguai, como estudos e pesquisas vêm à luz. Esse ano - na semana passada - entre eles surgiram duas informações importantes.
03. Solano López foi fuzilado por ordem do General Câmara porque não aceitou se entregar, apesar de já estar caído e dominado. O general Câmara teria dito a López: - Marechal! Sou o general brasileiro que comanda essas forças. Renda-se que garanto a sua vida. López teria respondido:
- Morro com a minha pátria e com a minha espada na mão.
Câmara reagiu. Segundo os brasileiros dizendo:
-Desarmem este homem.
Segundo os paraguaios:
-Matem esse homem.
04. A história registra que quem deu os disparos finais foi o soldado José Lacerda conhecido como Chico Diabo. Agora as pesquisas apresentadas contestam esta versão e garantem que quem deu os tiros finais foi o soldado riograndense João Soares usando um fuzil Spencer.
05. Até a guerra de secessão nos EUA e a Guerra do Paraguai, os fuzis usados eram ainda os das guerras napoleônicas. Davam 2 disparos por minuto. Christopher Miner SPENCER - em 1860 - procurou o presidente Lincoln e apresentou seu fuzil de repetição com 20 tiros por minuto. Lincoln atirou e o aprovou imediatamente, mandando produzi-lo em escala. Com isso a guerra de secessão, desequilibrou a favor dos unionistas contra os confederados.
06. Caxias - atento à guerra de secessão - soube do fuzil Spencer e determinou sua compra imediata. Em 1867 o exército brasileiro usava o fuzil Spencer. No combate de San Solano em 6 de setembro de 1868, um grupo de cavalaria brasileiro - de apenas 57 soldados - resistiu e fez um enorme estrago na cavalaria paraguaia de 500 homens, garantindo o tempo para chegar reforços. A diferença foram os fuzis Spencer do lado brasileiro.
07. Mesmo antes, no combate de Isla Tayi em 3 de outubro de 1867 e no de Tatayibá de 21 deste mês os fuzis e carabinas Spencer já haviam feito amplos estragos na cavalaria paraguaia.
08. Os paraguaios guardam um exemplar desta arma no Museu Monsenhor Juan Sinforiano Bogarin.

Nenhum comentário: