segunda-feira, março 26, 2007

ESTADO DE BEM ESTAR ECOLÓGICO!

01. Com essa expressão, MONA SAHLIN assumiu o comando do partido social-democrata sueco. É a primeira mulher que comanda o partido nos 118 anos de sua existência. Aposta na renovação para voltar ao poder em 2010.
-Quero um partido mais alegre e mais atento.
02. Mona Sahlin tem 50 anos cumpridos e em sua carreira meteórica se mostra como uma política atípica.
03. Mona Sahlin defende com paixão as energias renováveis. "-Um país livre de combustíveis fósseis, nos apontaria enormes vantagens, e entre elas a diminuição da volatilidade nos preços do petróleo". Em 2020 Suécia deve ser uma economia praticamente livre de petróleo.
04. Em 1982, com 25 anos, se converteu na deputada mais jovem da história do Parlamento. Em 1995 - quando era vice-primeira ministra, renunciou a vida pública no escândalo Toblerone. Ela teria utilizado um cartão de crédito oficial para compras privadas de roupa, fraldas e chocolates e não havia pago multas de estacionamento. Em seguida ressarciu os cofres públicos inteiramente pelos fatos.
05. Em 1998 retornou integrando o gabinete do então primeiro ministro Göran Persson, a quem sucede agora. Foi ministra de desenvolvimento sustentável, Integração e Igualdade.
06. Sábado 17 de março, diante de 1.700 delegados reunidos em Estocolmo Persson declarou ao ceder-lhe o comando:
-"Começa a construção do estado de bem estar ecológico".
Mona Sahlin declarou que sua prioridade é o meio ambiente:
- A batalha contra o aquecimento do planeta é tão importante quanto a luta de classes 100 anos atrás.

Fonte: Reuters e El País.

Nenhum comentário: