quarta-feira, março 07, 2007

FELIPE GONZÁLEZ -UM TANTO DESESPERANÇADO COM A AMÉRICA LATINA, NUM ARTIGO DIA 2 DE MARÇO DE 2007: "UTOPIAS REGRESSIVAS E DEBATES AGRESSIVOS!" trechos.

01. O debate em iberoamerica vai pelo caminho da aspereza, sobrecarregado de apelações desqualificadoras.

02. O debate se dá como uma confrontação falsamente ideológica. Seria do maior interesse uma reflexão sobre os projetos transformadores da realidade para lutar contra a desigualdade, não apenas como um problema ético, mas como lastro para o desenvolvimento. Ou sobre a deficiência que se suporta no campo das novas tecnologias com carências básicas na formação do capital humano. Ou sobre a energia como elemento de integração regional e de desenvolvimento a médio e longo prazos.

03. Com poucas exceções, há que se colocar como prioridade a melhoria do funcionamento das administrações publicas como um fator decisivo para a modernidade.

04. Um processo decisório previsível, transparente e eficiente, nos prazos e trâmites, se converteria em um grande estímulo para gerar confiança cidadã, e confiança dos atores econômicos internos e externos. Aumentar a credibilidade de nossos sistemas democráticos depende, em grande medida, da transformação do que se chama discricionalidade do poder, que em muitos casos é arbitrariedade, em um sistema com regras fáceis de se identificar, aliviando a vida dos cidadãos em quaisquer das suas relações com as administrações públicas. Trata-se de melhorar a qualidade da democracia.

Nenhum comentário: