quinta-feira, março 01, 2007

QUEM ESTÁ EM CRISE?

CHINA E EUA
Bastou a queda do índice da Bolsa de Xangai, e a revelação do baixo crescimento do PIB no último trimestre americano, e os aprendizes de feiticeiros já saíram propagando notícias sobre crises em curso na China e nos EUA. A mídia mais sensacionalista, por questão de coerência, também não perdeu tempo. Detonou.
CHINA EM CRISE?
Antes que todos comecem a repetir estas besteiras é bom lembrar que, embora nenhum país esteja livre de passar por dificuldades, decididamente não é o caso da China e dos EUA neste momento. A China tem como problema bem conhecido o excesso de crescimento e não o contrário. As tão faladas medidas, que estão sendo ainda discutidas por lá, são para tentar diminuir o ritmo do crescimento e não para enterrar a economia do país. Isto não é crise.
EUA EM CRISE?
Os EUA, também para buscar maior equilíbrio do crescimento do PIB aumentou a taxa de juros básica. E, naturalmente, os efeitos já deram os primeiros frutos no último trimestre. Ou seja, os instrumentos usados para conter a euforia americana já começam a mostrar resultados. Isto também não é crise.
O BRASIL ESTÁ EM CRISE!
Vamos passar para a nossa situação, a qual deveria merecer todas as manchetes: o nosso PIB não cresceu coisa alguma. Numericamente aumentou 2,7% na renda das pessoas e 2,9% na arrecadação de impostos. O que prova que o aumento da arrecadação de tributos foi maior do que o pequeno aumento de renda do povo. Isto é crise. Pesada.
FREIO PUXADO
Vamos mais adiante: o governo brasileiro não toma qualquer medida para conter euforia dos impostos e das despesas públicas. Prefere, como se vê, conter o crescimento do PIB, como vem fazendo nos últimos vinte anos. Ano após ano a sociedade é sempre engambelada com falsas promessas de crescimento. E o governo só puxa o freio com impostos e altas despesas, impedindo assim o tal crescimento prometido.
MÁS COMPANHIAS
Além disto continuamos embriagados ideologicamente pelos princípios comunistas de Cuba, Venezuela e Bolívia. Países estes que empobrecem seus povos na mesma velocidade com que cerceiam a liberdade dos seus cidadãos. Más companhias, lamentavelmente, reconfirmadas pelo ex-embaixador Roberto Abdenur, o que atesta, com clareza, todos os comentários dos críticos deste governo. Isto é crise. Das grossas.
ESTAMO EM CRISE
Além das más companhias ideológicas temos a companhia dos derrotados países cujo desempenho do PIB foram pífios: Haiti e São Salvador. Estes conseguiram ser piores do que o Brasil, o que está deixando muito contrariados os seus habitantes. Eles demonstram que podem admitir tudo nos seus governos menos perder para nós. Isto é mais do que crise. É o fim da picada. SOMOS NÓS QUE ESTAMOS EM CRISE! SÓ PORQUE QUEREMOS! VIVA A CRISE!

Nenhum comentário: