segunda-feira, março 12, 2007

EQUADOR! CAOS INSTITUCIONAL! A SITUAÇÃO MAIS GRAVE DE AMÉRICA LATINA!

01. As instituições de estado equatorianas pouco existem e há bastante tempo. De nada valeram as convocações anteriores de constituintes. Pouco tempo depois eram ignoradas pelos poderes. Nos últimos 10 anos caíram vários presidentes. A lista começa com o histriônico Bucarán e segue. A vice não assume e o presidente da câmara de deputados Fabian Alarcon dá um golpe e assume o poder. Convoca uma constituinte. No governo seguinte Alarcon é processado e preso por corrupção.

02. Quando parecia que a situação estabilizaria com Mauhad - por seu preparo intelectual - seu governo desintegra e ele renuncia. Na eleição seguinte Gutierrez, um militar que tentara um golpe antes, vence. Algum tempo depois substitui o supremo tribunal e termina caindo.

03. Na eleição do final de 2006 vence Rafael Correa. Ministro técnico do governo tampão anterior, descobre em pesquisas o nicho do discurso chavista e vence as eleições sem eleger um só deputado.

04. Chama uma constituinte sem passar pelo congresso ou por plebiscito em acordo com o TSE. Os deputados derrubam e o TSE cassa o mandato dos deputados que votaram contra o plebiscito. Ontem os deputados voltaram à câmara dos deputados, mas a polícia não apenas os impediu, como os reprimiu com extrema violência. A fragilidade de um STF que foi fechado pouco tempo atrás, a inexistência de servidores e carreiras estáveis (todos - absolutamente todos), são contratados por tempo determinado e ao começo de cada governo seus contratos terminam e são substituídos ou recontratados... são exemplos da fragilidade institucional.

05. Não se sabe ainda como se comportará o exército. Tudo é imprevisível! Tudo! Aliás, quase tudo. Resta o fato do Equador ter sido oficialmente dolarizado e o dólar é a única moeda que circula. Essa é - paradoxalmente - a única âncora do Equador contra o caos econômico, num quadro de caos político.

PRESIDENTE RAFAEL CORREA PROPÕE INSURREIÇÃO!
E no melhor estilo autoritário ataca a imprensa!

Rafael Correa pediu que se intensifiquem as mobilizações populares a partir desta segunda-feira, a fim de "notificar à oposição de direita que a cidadania não aceitará o bloqueio à Assembléia Constituinte". Mais especificamente: "El lunes a las calles a marchar, a demostrarle a los medios de comunicación vendidos a grupos de poder, a las mafias políticas defenestradas por el Tribunal Supremo Electoral que no hay punto de retorno, que no vamos a soportar más abusos, pero en forma pacífica".

Ao mesmo tempo, fez duras críticas aos meios de comunicação, que em 80% estão contra o Governo, enquanto 80% da população se mostram a seu favor. Tais meios o estariam "metendo num mesmo saco que o Parlamento", o que seria "totalmente injusto, inoportuno, imoral e parte da corrupção também".

Nenhum comentário: