quarta-feira, março 28, 2007

CICLO MALDITO

INCAPAZES
Na undécima hora, o presidente Lula definiu os nomes de Carlos Lupi (PDT), para o Ministério do Trabalho, e de Luiz Marinho (foto abaixo), para a Previdência. A escolha, aqui entre nós, está muito perto do trágico para não dizer outra coisa. E só dá alguma esperança para quem é muito, mas muito ingênuo e desentendido.
ESPASMOS
O Brasil vive, nestas duas Pastas -Trabalho e Previdência -um velho e conhecido ciclo maldito, de espasmos de esperança, que a esta altura só consegue envolver os muito idiotas, até a frustração total. Até porque já foi percebido que tudo sempre acaba na falta das decisões necessárias para corrigir aquilo que há muito tempo ultrapassa as barreiras da lógica, do bom senso e da honestidade.
VAI PIORAR
Quando se fala em reformas, que poderiam colocar o Brasil de forma definitiva no seleto primeiro mundo, o melhor caminho seria começar pelas leis trabalhistas (para corrigir o fantástico trabalho informal), e pelas leis previdenciárias (propondo um sistema de capitalização em substituição ao falido sistema de repartição).
DIREITOS ADQUIRIDOS
E justamente para estes ministérios, Lula dispõe de gente, que pelo perfil já mostrado, só deve piorar mais ainda o que já está péssimo. É obvio que ministro não tem alçada nem liberdade total para mudar a Constituição. Mas pode ajudar criando um ambiente mais favorável e transparente. Pelo que se conhece dos distintos isto não está nos planos. Eles ainda são adeptos da frase: Em direitos não se mexe.
BOLIVARIANO
Vejam quem é Carlos Lupi: para quem ainda não sabe, ele se declarou alto e bom som como simpatizante e adorador das idéias de Hugo Chávez. Portanto, não é especulação. Ele mesmo se declarou fã incondicional confesso das loucuras defendidas pelo maluco venezuelano. Lupi, ao se dizer adepto de Chávez vai querer mostrar isto no seu ministério.
TROCA-TROCA
A decisão do TSE, por seis votos a um, à consulta feita pelo PFL explica que os votos que os candidatos recebem pertencem ao partido ao qual estão filiados. Pelo expressivo número de votos do TSE sobre o tema é muito provável que o STF acompanhe a decisão, caso um ou mais partidos não a aceitem.
SÓ MATANDO
A decisão em si já é uma reforma. E deve corrigir alguma coisa daqui para frente. O problema, hoje, é o que o PFL pretende fazer com os parlamentares que já trocaram de partido e precisarão voltar ao ninho. Qual a cabeça ideológica e de compromisso que estes vão ter depois de terem sido cooptados (ou vendidos)? Gente assim é igual a cachorro que come ovelha. Só matando, ou melhor, precisa ser expulsa. Bem, mas isto é o que eu penso...

Nenhum comentário: