quinta-feira, maio 31, 2007

TREM BALA!

Folha de São Paulo
Na Itália, Dilma vai discutir trem-bala para ligar SP a Rio
A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai se reunir nesta semana com representantes do Banco Internacional Europeu e com empresários na Itália para tratar do projeto de construção de um trem-bala que ligará São Paulo ao Rio. O trem custará cerca de R$ 9 bilhões e levará sete anos para ser concluído.
Na semana passada, Dilma se reuniu com empresários italianos interessados em investir no trem de alta velocidade. No fim de abril, o TCU aprovou o projeto executivo da obra e autorizou a publicação do edital de concessão. Segundo a Pasta, a expectativa é publicar o edital em agosto e iniciar as obras no ano que vem. O assunto vem sendo discutido no governo há um ano e meio e ganhou força como opção ao transporte aéreo após o apagão no setor. O trem poderá levar 855 passageiros em 1h25 min. Serão 403 km de trilhos, com expectativa de uma partida a cada 15 min.
Voltei
Na época, 15 anos atrás, esse projeto foi exaustivamente analisado, e ele só viabilizaria uma tarifa competitiva com avião e carro/ônibus, se fosse acoplado a um projeto imobiliário que construiria duas cidades/condomínio de classe média alta, até uns 100 km depois do Rio e até uns 100 km antes de SP. Com um baixo valor do terreno, e tempo curto até as capitais, se poderia ter um projeto muito rentável que amortizaria parte do capital. Uma ficaria próxima a Volta Redonda e outra próxima a Jundiaí.

Nenhum comentário: