terça-feira, maio 22, 2007

PROPAGANDA &... PROPAGANDA!

O Google é considerada a marca mais valiosa do mundo sem nunca ter gasto 1 dólar em propaganda. Na verdade faz sim, mas não pelos canais tradicionais de publicidade. Gustavo, da agência de guerrilha de SP explica uma das estratégias de propaganda deles. Propaganda é alma do negócio? - É óbvio, o Google é o Google e não precisa de propaganda. Nem por isso, o Yahoo é o Yahoo, um serviço tão bacana quanto o Google e que, mesmo assim, até pouco antes do "cidade limpa" ser implantado em São Paulo tinha painéis na Marginal. Eu nunca vi um painel do Google. E o Yahoo não está entre as 10 marcas mais valiosas do mundo. No primeiro podcast de guerrilha comentamos muito sobre a "doutrina guerrilheira" do Google, com sua estratégia de toda semana lançar algo novo (mesmo que aparentemente inútil). Essa constância no "oferecimento de pautas" acaba criando uma rotina na cabeça dos blogueiros e jornalistas. Há muito tempo chegamos em um ponto onde absolutamente tudo que o Google faz gera muita mídia espontânea e boca-a-boca. Um grande exemplo disso é o novo Google Gum, vendido na loja oficial. Os caras decidem vender chiclete e todo mundo comenta!

Nenhum comentário: