quinta-feira, maio 31, 2007

O TOTALITARISMO CONFIRMADO

SOBERANO
Continua bombando em todo o mundo a louca, porém, perseguida decisão de Hugo Chávez de não renovar a concessão da emissora de televisão RCTV. Não há a menor dúvida de que Hugo Chávez é soberano e tem todo o direito de fazer o que bem entende na Venezuela. E quem deve julgar se o que ele faz é bom ou ruim é o povo venezuelano. Principalmente, o eleitor dele.
TRISTE REALIDADE
O que chama a atenção, porém, é que a ditadura, o totalitarismo já é uma triste realidade por lá. E está se espalhando muito rápido pela América Latina. A pá de cal que define e acaba definitivamente com qualquer possível dúvida de que ainda pudesse haver sobre o regime comunista da Venezuela, foi a não renovação da concessão da RCTV. Este foi o ponto que sepultou de vez com a idéia de quem ainda acreditava que aquilo era uma democracia.
É QUESTÃO DE TEMPO
Tudo o que Chávez está fazendo por lá está escrito - ipsis literis - nos Cadernos do Cárcere, de Antonio Gramsci. Ele está muito disciplinado à Cartilha. Aliás, todos os demais sócios do Foro de São Paulo também se comprometeram com os mesmos princípios. Tudo dependeria das circunstâncias e das oportunidades. Na Venezuela e na Bolívia o momento já chegou. No Equador e na Nicarágua está em curso adiantado. Já o nosso momento, embora ainda esteja sendo preparado, o certo é que com este governo o objetivo é chegar lá também.
UMA QUESTÃO DE LADO
Observem que governo petista sempre se manifesta contrário a qualquer atitude tomada pelos EUA. Para isto sempre há espaço, vontade e interesse. Já quando o assunto é a Venezuela, nada acontece. Não houve qualquer manifestação contrária à atitude ditatorial do amigo de Lula, Hugo Chávez no caso da não renovação da concessão da RCTV. A nossa diplomacia está muda. Nada de curioso. É uma questão de lado. Lado do totalitarismo.

Nenhum comentário: