sexta-feira, novembro 21, 2008

Yunus, banqueiro dos pobres, lança seu livro no Brasil

Já podemos ler em português as idéias inovadoras do criador do Micro-crédito. A editora Atica lançou o livro "Um mundo sem pobreza - a empresa social e o futuro do Capitalismo", de Muhammad Yunus. O simpático sábio é de Bangladesh. Doutor em economia, fundador e diretor do banco Grameen, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2006 (na foto, Yunus e o medalhão de Alfred Nobel, no Palácio Real da Suécia).
Inventor da idéia de "Micro-crédito". Famoso também pelo seu yogurte nutritivo , em parceria com a Danone - usado no combate à mortalidade infantil na Índia e golfo de Bengala, e pelos seus hospitais oftalmológicos, que salvam milhares de pobres da cegueira. Yunus é contrário a idéias como a "Bolsa Família" do Brasil, se aplicada indefinidamente. Yunus acha fundamental investir na promoção das pessoas humildes, inclusive com o crédito.
Seus manuais contrastam com o tradicional costume político brasileiro - de só lembrar aos mais pobres os seus direitos. Yunus tem célebres listas de "Deveres", que são passadas às comunidades, no processo de aprendizado social. Seu livro é dedicado "a todos os que desejam criar um mundo em que ninguém seja pobre..."

2 comentários:

ARMANDO MAYNARD disse...

O post me fez pensar que seria preciso incutir doses maciças de cidadania ao pobre povo brasileiro,informando-os dos seus direitos e deveres, dando dignidade e aumentando sua auto- estima com cursos profissionalizantes nas camadas sociais mais necessitadas, juntamente com alfabetização e noções de empreendedorismo, para que os mesmos montem pequenos negócios familiares com juros subsidiados pelo Banco do Nordeste e com o tempo saiam da dependência do assistencialismo do governo a exemplo do Bolsa Família, se libertando assim do compromisso do voto de cabresto ainda muito em voga nas capitais e muito mais gritante no interior do Brasil.Voltando aos direitos é preciso que seja ensinado de cor e salteado que todo o cidadão brasileiro de acordo com a Constituição tem direito a EDUCAÇÃO,SAÚDE,HABITAÇÃO,ALIMENTAÇÃO E SEGURANÇA e que seja cobrado pelo mesmo dos seus representantes:deputados,senadores,vereadores,prefeitos e governadores do seu município e estado.Desculpe pelo discurso, um abraço,Armando - fetichedecinefilo.blogspot.com(posto também em lygiaprudente.blogspot.com)

ARMANDO MAYNARD disse...

Caro Waldemar, que coincidência, depois que você me dá a oportunidade de comentar seu post, à noite ouço a notícia do Projeto(que se for aprovado),criará no Brasil a figura do MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL.Vamos torcer.Um abraço,Armando