quarta-feira, setembro 17, 2008

HOMER SIMPSON E "A CONSTRUÇÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE UM CANDIDATO”!

Trecho de resposta de Gilson Schwartz (foto) - professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA, onde leciona Economia da Informação e Novas mídias - no caderno ALIÁS do Estado de SP.

1. Estive com um grupo de professores da USP que foram discutir com o (editor-chefe) William Bonner como era feito o Jornal Nacional. A certa altura, questionamos se as notícias não eram veiculadas de uma forma simplista demais. Foi quando Bonner comentou que era preciso levar em conta que as notícias estavam sendo comunicadas a um tipo como Homer Simpson.

2. O personagem de fato é um ícone do indivíduo menos consciente. Na época, estabeleceu-se um debate, e publiquei uma carta citando uma obra que faz a análise filosófica dos Simpsons, chamada Simpsons e a Filosofia. Homer é o primeiro capítulo - e lá está dito que ele não é uma pessoa sem virtudes. É apenas um homem aristotélico, ou seja, sua virtude está no meio termo e muitas vezes na mediocridade.

3. A mediocridade, claro, é um risco, da mesma forma que o juízo mal informado. No caso da política, a construção da informação sobre um candidato está em boa medida direcionada ao Homer e não àquele sujeito mais consciente que talvez desejasse saber, em primeiro lugar, quem financiou sua campanha. Uma hora isso vai sair no jornal, mas apenas uma elite estará disposta a ler.

Um comentário:

Anônimo disse...

HOMER
Só um "M"!!!