

"Especialismo é saber-se cada vez mais de cada vez menos até saber-se tudo de nada; do mesmo modo que generalismo é saber-se cada vez menos de cada vez mais, até não se saber nada de tudo." (William James)
Quase metade da energia solar produzida no mundo ocorre na Alemanha. Esse impacto é fantástico. Mas o que realmente faz com que a Alemanha consiga esse desempenho? Isso porque se sabe que grande parte do tempo por lá é nublado.
Balotage é como os argentinos chamam uma eleição com segundo turno, "espanizando" o termo. Uma eleição em dois turnos tem uma dinâmica política específica, que vem estudada pontualmente por muitos politólogos. Em 1999 o Instituto Friederich Nalmann do Partido Liberal Democrático da Alemanha patrocinou em Montevidéu um seminário com especialistas europeus e latino-americanos sobre os mistérios da balotage. O atual Prefeito do Rio foi convidado e participou como ouvinte e debatedor.
1. Este Blog convidou três técnicos seniores da Petrobrás com especialização em pesquisa de petróleo em águas profundas e fez perguntas simples, que todos fazem. Quais as reservas estimadas? Quanto custará a extração? Quanto tempo levará para se tornar comercial?
Trechos da entrevista de Régis Debray (foto), ao La Nacion!
Paul comprou um apartamento, no começo dos anos 90, por 300.000 dólares, financiado em 30 anos. Em 2006 o apartamento do Paul passou a valer 1,1 milhão de dólares. Aí, um banco perguntou para o Paul se ele não queria uma grana emprestada, algo como 800.000 dólares, dando seu apartamento como garantia. Ele aceitou o empréstimo, fez uma nova hipoteca e pegou os 800.000 dólares.
Participei recentemente do Simpósio Brasileiro de Estudos Constitucionais promovido pelo Interlegis e que contou com a participação dos ilustres professores da Universidade de São Paulo (USP) Alexandre de Morais e Elival da Silva Ramos. Naquela oportunidade afirmei que não posso enxergar outro horizonte de mudança que não contemple uma profunda reforma política. Destaquei, entre outros pontos, que precisamos inclusive redesenhar o nosso parlamento. É necessário redimensionar o Poder Legislativo Federal e alçá-lo a um patamar que esteja à altura dos anseios da sociedade.
Neste momento, é evidente que o nosso prezado Bacen deve estar tendo dificuldades em aplicar as reservas brasileiras. Grandes bancos americanos deixaram de ser confiáveis, sem falar nas chamadas non-bank financial institutions nos EUA e em outros paises. Nomes como Morgan Stanley, Wachovia, UBS estão em listas de "problem financial institutions" pelo mundo afora. Pois muito bem. Há cinco meses atrás, nós já havíamos percebido este dilema e apresentamos a solução.
Trecho de resposta de Gilson Schwartz (foto) - professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA, onde leciona Economia da Informação e Novas mídias - no caderno ALIÁS do Estado de SP.
Trechos do artigo do catedrático em ciências políticas, Sami Nair (foto) em El País.
1. Todas as Polícias viveram crises profundas a partir dos anos 70, em função da mudança do perfil e da estrutura do crime, em especial em função das características de Crime Organizado e Internacionalizado, da Juvenilização do Crime e da Diversificação, Extensão e divulgação da Violência num mundo conturbado. Todas – independente do continente ou do grau de desenvolvimento do país - passaram por importantes reformas e reestruturações.
Veículo de transporte de massa capaz de chegar a uma velocidade de até 400 quilômetros por hora. Parece mágica mas é tecnologia brasileira.
É dever do Estado oferecer segurança à população brasileira e assegurar a manutenção da paz e da ordem pública em todo o território nacional. Essa missão vem sendo negligenciada, comprometendo o desenvolvimento em todas as suas vertentes, conturbando o cotidiano das pessoas no campo e na cidade, transformando as ruas em praças de guerra e mantendo famílias trancafiadas nos seus lares. A violência se espalha acuando a sociedade literalmente desprotegida.
Já foi o tempo em que o eleitor se fixava nos programas e comerciais eleitorais, se comovia ou se mobilizava com eles. Há pelo menos 4 anos que não é mais assim. Nem por isso os programas e comerciais perderam a importância. A começar pelo fato que o eleitor médio acha que quem tem pouco tempo de TV não tem chance. Ter tempo suficiente é fundamental para dizer: - Eu existo.
Joseph Biden Jr. (foto) é um veterano senador pelo Estado de Delaware e preside o comitê de Relações Exteriores do Senado. Chegou ao Senado em 1972, com 29 anos de idade. Um mês após ter sido eleito, a mulher e filha de Biden morreram em um acidente de carro.
1. Os programas dos candidatos a vereador mostraram mais uma vez o caos oferecido para o eleitor indeciso ou mais de 75% dos eleitores numa pesquisa de uma semana atrás. Num sistema pluripartidário como o nosso, mesmo nas eleições majoritárias, quando se apresentam 10 e mais candidatos (caso de Curitiba) a confusão se estabelece para o eleitor o que termina reforçando a imagem negativa dos políticos.
"Hoje, com a tecnologia, as paredes realmente têm ouvido.
Uns dias atrás a diretora técnica do Ibope, em palestra para a imprensa, dizia que as pesquisas eleitorais municipais são mais voláteis e complexas que as nacionais porque a decisão de voto tem uma probabilidade de mudança muito maior, em função dos argumentos entre os eleitores sobre os problemas do cotidiano e as responsabilidades futuras da prefeita/o eleita/o. E que isso vai até o dia da eleição. É verdade. Mas há outras questões.
Pode-se dividir as eleições nas grandes cidades em dois grupos. No primeiro estão aquelas em que os candidatos já tiveram ou tem mandato governamental e no segundo grupo aquelas em que nenhum deles teve mandato de prefeito ou governador. Nas primeiras, as pesquisas indicam de fato o grid de largada, ou seja, o ponto efetivo do qual cada candidato parte. Nas outras, nem isso. É apenas um teste de conhecimento do eleitor sobre o nome dos candidatos, o que ajuda, mas nada tem - necessariamente - a ver com a decisão de voto.