segunda-feira, junho 02, 2008

PARTIDOS HISTÓRICOS!

Beatriz Paredes (foto) - hoje presidente do PRI do México - chegou a ser a negociadora do presidente Zedillo com o "subcomandante Marcos". Depois foi presidente da Câmara de Deputados. A impressão que sempre deixou foi de uma política completa - intelectualmente e em combatividade.

2. Os partidos políticos - como tem reproduzido em textos este Blog - tem raízes de longo prazo, na medida em que a política é uma atividade de transmissão pessoal e oral, temperada pela conjuntura, e alicerçada em idéias. Mesmo aqueles de vida mais recente, devem buscar estas raízes. Alguns são partidos que se mantém com a mesma denominação e as mesmas razões, há mais de cem anos, como tantos partidos europeus ou mesmo o sistema binário norte-americano. São esses que Paredes chama de históricos como o seu PRI quase centenário.

3. A resposta abaixo, em uma longa entrevista ao caderno Zona do Clarin de Buenos, nos ajuda a entender a disjuntiva que vivem todos os partidos - seja por sua idade, seja por suas raízes.

4.Os partidos históricos tem uma enorme fortaleza, que ao mesmo tempo é uma desvantagem. Se ficam amarrados por sua história se tornam partidos nostálgicos. Por outra parte ser um partido histórico lhes dá consistência num conjunto de valores, em um período onde muitos partidos são voláteis, surgem, participam em algumas eleições e logo desaparecem ou quase. Ou surgem no calor de uma liderança forte, mas quando essa liderança se esfuma, desaparecem com ela. O desafio dos partidos históricos é enfrentar seus atributos e suas deficiências sem maquilagem, e ao mesmo tempo, renovar-se."

5. Insisto que o DEM é a seqüência do PSD e antes do PL - os luzias - durante o império. Alicerça-se na defesa da Federação, na assunção de valores conservadores (lei, ordem, família, religião, propriedade) na representação dos setores formais urbanos (e, portanto da inclusão social como ponto de partida) e da produção rural. Essas raízes lhe dão caráter histórico e, portanto consistência. Mas as mudanças lhe exigem, como tem ocorrido, renovação, agregando temas contemporâneos (meio ambiente, os dilemas urbanos, qualidade de vida...) e segmentos sociais que emergem da fragmentação econômica do mundo de hoje.

Nenhum comentário: