terça-feira, junho 17, 2008

ALFONSO CANO (Guillermo León Sáenz Vargas) COMANDA AS FARC - grupo narco-guerrileiro!

Em 22 de julho completará 60 anos. Líder da juventude comunista quando estudante na U. Nacional de Colômbia e depois dirigente do Partido Comunista.
Em 1980 passa a militar na FARC, onde assume o nome de Alfonso Cano (aqui a única foto conhecida dele). Sua proximidade com o ideólogo das FARC - Jacobo Arenas (falecido em 1990) - o fez ascender rapidamente. Encabeçou a delegação das FARC, que negociou com o governo Pastrana em 1991, negando qualquer possibilidade de sucesso às mesmas. Está condenado a 40 anos de prisão por execuções que realizou. É visto como ideólogo das FARC e desde 2000, criou e lidera o Movimento Bolivariano.
Curiosamente, a EFE/Folha-Online em 11 de junho de 2004 (22h47), já o dava como tendo assumido a direção de fato no lugar de Tiro Fijo, agora falecido. A nota: "Tirofijo" é substituído por "Alfonso Cano" na chefia das Farc. O guerrilheiro colombiano Pedro Antonio Marín, mais conhecido como "Tirofijo", foi substituído na chefia das Farc por "Alfonso Cano", afirmaram hoje, sexta-feira, parlamentares da coalizão de esquerda Pólo Democrático Independiente (PDI).

Nenhum comentário: