quinta-feira, julho 05, 2007

O PRAZO

ORIGINAL
Foi muito original a declaração de Hugo Chávez, ontem proferida, dando prazo de 90 dias para que o nosso governo decida sobre a adesão da Venezuela no Mercosul. Como Chávez nada tem de ingênuo é óbvio que ele sabe bem o que quer.
MERCOCOMUNISTA
De antemão, como já disse anteriormente, nada me convence de que o presidente Lula desdenhará da participação da Venezuela no Mercomunista do Sul. Afinal, tanto Lula como Chávez são sócios, com forte influência, do nada comentado na imprensa, Foro de São Paulo. Afinal, os princípios e os objetivos aprovados pelos membros do clube não serão desrespeitados assim, sem mais nem menos.
DEPOIS DO PRAZO
O mais provável é que no prazo de 90 dias nada aconteça. Principalmente para demonstrar ao povo que o governo não é comandado por Chávez, coisa que soaria muito mal. Como seria uma desmoralização aceitar o tal prazo, depois de passados os 90 dias tudo se resolverá. A Venezuela, portanto, entrará fora do prazo e com grande festa. Esta é a minha convicção.

O DURÃO BARROSO E O MOLENGÃO LULA

AMENIZANDO O TOM
Conforme escrevi acima, o presidente Lula já demonstrou todo o afeto por Chávez quanto a pressão que este está fazendo quanto ao ingresso da Venezuela no Bloco Mercomunista. Depois de fazer a afirmação, diante do presidente da União Européia, em Lisboa, que: - Se não quiser não fica -, já tratou de amenizar o tom.
ARREMATE
Lula arrematou dizendo que vai conversar com o amigo Chávez. Ora, a conversa não poderá ser outra que não o convencimento da importância da Venezuela no Bloco Neo-Comunista Latino. Ou seja, vai fazer um carinho e dizer que a participação de Chávez é indispensável.
INDISPENSÁVEL
Como Lula não condena, em hipótese alguma, a atitude ditatorial do íntimo amigo, pela não renovação da concessão da RCTV, coube ao presidente da União Européia, Durão Barroso, tomar a iniciativa durante o encontro, ontem. Durão fez questão de dizer, alto e bom som, que a democracia é condição indispensável para qualquer país entrar no Bloco Europeu.
REAL INTERESSE
Foi, de novo, lamentável mais este puxão de orelhas na nossa diplomacia, que só comete erros e mais erros. Lula, com estas manifestações claras, e conscientes, de apoio aos novos ditadores latinos, traduz o real interesse do Mercosul: ser um bloco de países que pregam o totalitarismo e o populismo.
DURÃO
Enquanto o presidente da União Européia é um Durão, o presidente Lula é um Molengão. Durão, a exemplo de Lula, também entende que cada país deve ser o que seus eleitores querem. Mas todos precisam saber que, países que queiram ingressar na União Européia, só terão vez se seus líderes praticarem a democracia. Durão disse, em outras palavras, que a Venezuela jamais teria vez no Bloco Europeu.

Nenhum comentário: