terça-feira, julho 03, 2007

A GEOGRAFIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO!

1. O Ministério da Educação distribuiu um livro para a - Sexta Série - das Escolas Públicas. São crianças/Adolescentes de 12 anos - padrão. O nome: Geografia - sociedade e cotidiano. Autores: Dadá Martins, Francisco Bigotto e Márcio Vitielo. Num box está escrito na capa: Material de Divulgação da Editora ESCALA EDUCACIONAL. Em outro: Geografia - Livro não consumível. Embaixo: Espaço Brasileiro.

2. Na página 10 do capítulo 1 há duas fotos em cima. A primeira de um policial civil de colete diz assim: Policiais Civis em operação na favela da Gota, Complexo do Alemão, onde a policia procura um traficante que tentou invadir a favela da Rocinha na guerra pelo tráfico de drogas no Rio de Janeiro (2004). Obs: não é Gota é Grota.

3. Na outra foto aparece uma pessoa com bandeira branca, escrito Paz. E diz em cima: Morador de Duque de Caxias, na baixada Fluminense, levou uma bandeira escrita Paz, em solidariedade aos moradores da Rocinha.

4. Embaixo há um mapa estilizado do Rio com pontos que representam, conforme um box: Comando Vermelho, Terceiro Comando, Amigo dos Amigos. Os pontos são distribuídos por este mapa conforme as regiões da Cidade. O nome do mapa é: Áreas de Atuação de Grupos de Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro.

Será que o ministério da educação analisou esse material "pedagógico”? Será que autorizou circular pelo Brasil para crianças de 12 anos? Professores estão se mobilizando para pedir na justiça a proibição de circulação desse panfleto que é um atentado ao ensino de Geografia para crianças de 12 anos. O subtítulo - sociedade e cotidiano - deve ser a conexão que fazem. Que tal incluir mapas de estupro, chacinas, assassinatos de velhinhas... em novas edições?

Nenhum comentário: