segunda-feira, julho 09, 2007

AS PESSOAS SE CANSAM... Da série... aqui... como lá...!

Trechos de artigo de Mariano Grondona - La Nacion.

1. Não está escrito em nenhuma Constituição, mas, todas poderiam conter, um primeiro artigo com esta redação: "a gente se cansa". Cedo ou tarde a gente se cansa. Quando se inicia uma nova etapa, a gente fica encantado. Passado um tempo, desencantado. Não está escrito nas Constituições, mas, no coração dos homens.

2. A grande superioridade da democracia sobre a autocracia é que, enquanto a segunda se crê interminável, a primeira é, em resumo, "a civilização do desencanto".

3. Estes sintomas de esgotamento do encanto, refletem, por sua vêz, na mudança que está ocorrendo não entre os protagonistas, mas na base da sociedade. Nas recentes eleições de Neuquem, Terra do Fogo e Buenos Aires, o "kirchnerismo" perdeu. A perspectiva triunfal que os animava na direção das eleições de outubro começa a esgotar-se.

4. O país não está mudando apenas pelo cansaço. Está mudando porque, além do desencanto que agora surge, apareceu um novo encanto: "O encanto republicano". Algum dia chegará, também a este novo espírito, o desencanto. Os novos protagonistas, num dado momento, também terão de resignar-se quando lhes chegar esta hora, como recentemente o fez Tony Blair.

Nenhum comentário: