quarta-feira, outubro 08, 2008

SEGUNDO TURNO UMA OUTRA DINÂMICA E A PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTO!

As pesquisas de intenção de voto no segundo turno, feitas no primeiro turno, têm uma importância relativa. Podem até sinalizar favoritismo, mas isso depende muito das circunstâncias em que ocorre o primeiro turno.
Uma delas é a diferença de tempo de TV. Quando um candidato que lidera pesquisa tem uma grande vantagem no tempo de TV, ao se entrar no segundo turno quando os tempos são iguais (dez minutos), todos os dias, o eleitor tem a sensação de que não conhecia o suficiente o candidato que aumentou seu tempo de TV e passa a fazer um novo julgamento.

Esse, por exemplo, é o risco de um candidato que já tem os dez minutos no primeiro turno e que no segundo não muda nada e seu adversário igualando o tempo e aproveitando bem, passa a ser um novo candidato no segundo turno. Novo no sentido de aparecer com uma nova intensidade, enquanto o que já tinha os dez minutos é como se já fosse coisa conhecida.

Outra delas é quando as dinâmicas das candidaturas são distintas. Quando uma está em processo de esgotamento e de reversão, mesmo que leve, e o outro com menos tempo de TV no primeiro turno, passa por uma curva ascendente. Essa combinação cria um acelerador muito forte que iguala as condições no segundo turno, mesmo que as intenções de voto dêem uma grande vantagem ao primeiro.

Os exemplos são muitos. Portanto não há que tomar a pesquisa de intenção de voto no segundo turno como um fato. Deve-se analisá-la nas suas circunstâncias relativas ao tempo de TV e dinâmica na fase final do primeiro turno.

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