domingo, outubro 12, 2008

A Educação de Sarah Palin

Análise em El País. Trechos.

1. A candidata republicana é um formidável aprendiz, que foi capaz de assimilar em muito pouco tempo uma grande quantidade de idéias imprescindíveis para lutar na arena eleitoral. A máquina eleitoral norte-americana é formidável. Em cinco semanas, é possível fabricar um candidato, no mínimo à Vice Presidência.

2. O debate entre Joe Biden e Sarah Palin permitiu observar a escassa diferença entre um Senador, que está há 35 anos em Washington, e uma Governadora, com dois anos de experiência, para agüentar um debate televisivo em direto e responder perguntas difíceis. A Senhora Palin é um formidável aprendiz, que foi capaz de assimilar em muito pouco tempo uma grande quantidade de idéias e, sobretudo, de fraseologia imprescindível para combater na arena eleitoral. Por vezes, era possível perceber o artifício de um treinamento excessivo. Mas a Senhora Palin se saiu muito bem, com maior frescura e capacidade de empatia que o Senador Biden.

3. O Senador Joe Biden combateu, além disso, com uma "mão amarrada nas costas". Não podia e nem devia atacar Palin, não por cavalheirismo, mas por conveniência. A Governadora do Alasca está protegida pela couraça de sua condição feminina, sua maternidade e, inclusive, sua inexperiência e seus defeitos. Qualquer tentativa de fazer-lhe cócegas, acentuar suas falhas ou provocá-las podia converter-se rapidamente numa perigosa arma de dois gumes.

4. A única coisa que cabia a Biden fazer era esperar que a própria Palin cometesse um erro flagrante que a colocasse numa situação difícil sem sua participação. E isso não ocorreu, ao contrário do que se vinha passando nas escassas e prudentes saídas que a candidata realizou diante dos meios de comunicação desde sua proclamação na Convenção Republicana ao começo de setembro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa mulher na realidade é tão ignorante que chega a dar medo. Ainda mais pelo fato do McCain já estar quase com um pé na cova, o que colocaria ela como líder da nação por default (diante da remota possibilidade do McCain ser eleito).

Felizmente, o tiro acabou saindo pela culatra, já que a popularidade do McCain vem despencando cada vez mais, depois que essa mulher virou motivo de piada nacional.

A opinião geral depois do debate é que o simples fato dela ter conseguido agüentar até o final sem ter falado alguma asneira muito grande já pode ser considerado um empate técnico por parte dela.