segunda-feira, janeiro 14, 2008

ÚLTIMOS EXCERTOS DO QUE HOUVE EM IOWA

1. A análise feita por diversos especialistas diz que Obama ganhou as primárias em Iowa pois sua campanha voltada para a mudança foi melhor recebida do que as que valorizavam a experiência, como a de Clinton. Metade dos eleitores democratas que compareceram às primárias disse procurar um candidato que possa trazer mudanças ao país. Obama mostrou que a questão racial pode não ser um entrave, visto que Iowa tem a população 95% branca.

2. Hilary Clinton dava como certa sua vitória entre as mulheres, mas perdeu por 35 a 30. Mas a maior vitória de Obama foi entre os menores de 30 anos, onde venceu com 57%. Mesmo assim, a candidatura de Clinton permanece forte, visto que Iowa tinha uma das primárias que ela temia, sempre apresentando resistência à sua candidatura e o fato de que na próxima grande primária, de New Hampshire, ela possui amplo apoio, apesar da grande vantagem sobre Obama ter evaporado.

3. Já a vitória de Huckabee foi creditada à sua campanha focada nos valores que os Republicanos mais prezam, como controle de armas, oposição ferrenha ao casamento gay e aborto, e principalmente voltada aos eleitores cristãos. A vitória de Huckabee foi uma grande derrota para o favorito Mitt Romney que havia montado uma excelente campanha, fortemente financiada, e concebida anos atrás, para ganhar as primeiras primárias ao gastar mais e se organizar melhor. Para New Hampshire Huckabee tem poucas chances, pois é um estado onde historicamente se dá mais ênfase para redução de impostos e diminuição do tamanho do Estado do que para políticas sociais, um dos pontos de apoio do populista Huckabee.

4. Algo que chamou a atenção foi que as campanhas negativas não pareceram funcionar. Romney gastou muito em campanhas negativas contra Huckabee, mostrando que ele apoiou um projeto que daria bolsas em universidades para imigrantes ilegais e o número recorde de perdões a criminosos, incluindo 11 assassinos condenados. Já Huckabee usou a interessante estratégia de dizer que não iria levar ao ar uma propaganda negativa contra Romney, e a mostrou apenas a jornalistas numa coletiva de imprensa.

Nenhum comentário: