terça-feira, abril 24, 2007

POR TRÁS... TODOS ATRÁS DO PETRÓLEO!


1. A Nigéria está, uma vez mais, debaixo da ameaça de um golpe de estado militar, ou, talvez pior ainda, de uma guerra civil. Na liça estão governistas, de inclinação moderada e mesmo conservadora, e oposicionistas, de tendência predominantemente esquerdista; cristãos do Sul (parte rebelada, exigindo parte dos rendimentos do petróleo) e muçulmanos do Norte (onde a sharia ainda está em vigor).

2. Permeiam a crise, acirrada pelo debate em torno do processo destas eleições, não apenas divisões étnicas (com três povos principais) e religiosas, mas ainda os efeitos da pobreza extrema num país beneficiado nos últimos anos pelos altos rendimentos da exploração do petróleo e dos problemas ambientais graves (no Delta), para não falar no histórico de violência, ditaduras militares e corrupção.

3. Os dois principais candidatos de oposição são Atiku Abubakar (Vice Presidente, excluído pelo atual Presidente Obasanjo por corrupção) e Muhammad Buhari (General, ex-ditador militar, com base de poder no norte muçulmano e com fortes convicções religiosas). Ambos afirmaram que não aceitarão os resultados da votação de sábado, posto que o partido do governo, o Partido Democrático do Povo (PDP), fraudou as eleições e que pretendem convocar protestos pacíficos e entrar com processos para contestar os resultados da votação.

4. O novo governo deve assumir - se assumir - o poder no dia 29 de maio.

Nenhum comentário: