quinta-feira, abril 26, 2007

O QUE AGREGA VALOR HOJE É A CRIATIVIDADE!

Uma das respostas da longa entrevista publicada no Estado de São Paulo de Lyn Heward, diretora do Cirque du Soleil. Escreveu o livro A Reinvenção do Espetáculo, onde descreve os processos de criação da companhia

1- A conferência que darei em São Paulo apresenta algumas portas pelas quais qualquer pessoa pode ser mais criativa no dia-a-dia. A Porta 1 é a das expectativas: todos somos fundamentalmente criativos, mas temos de acreditar nisso e praticar a criatividade nas situações cotidianas. A Porta 2 é a dos estímulos: você precisa ver o mundo, experimentar coisas novas e reter o que aprendeu.

2- A porta 3 é a da caça ao tesouro: ao observar e contratar as pessoas com as quais escolhe trabalhar, você precisa ver além dos atributos óbvios e procurar talentos ocultos. Ela leva à porta 4, do ambiente: o estímulo ao trabalho em equipe, à aceitação de riscos cria um clima favorável à produtividade, à criatividade e ao crescimento pessoal. A Porta 5 é a dos desafios. Economia, diferenças culturais e expectativas do consumidor são em geral interpretados como obstáculos à criatividade quando, na verdade, são potenciais fontes de inspiração.

3- A Porta 6 é a aceitação de riscos: deve-se ampliar os limites do "possível". E finalmente a Porta 7, de manutenção. Para manter o frescor de um produto e a equipe motivada, o líder criativo tem um papel importante. Precisa receber e processar as impressões e idéias dos empregados, ouvir e interpretar as reações do consumidor, manter pesquisas em andamento e compartilhar o sucesso e o senso de "aventura" com a equipe.

Nenhum comentário: