quinta-feira, abril 26, 2007

O NOVO PLANETA

DECISÃO DA COROA
Em 1535, o rei de Portugal, D. João III condicionou aos então escolhidos para receber as Capitanias Hereditárias, que levassem para o Brasil os presos com pena máxima que se encontravam na Prisão Limoeiro, em Lisboa. Como não havia outra alternativa para os donatários, o negócio era pegar ou largar.
POR LEI
Desta maneira, o Brasil, como a história documentada conta de forma bem clara, transformou-se numa das colônias onde Portugal despejava seus condenados para cumprir degredo. Por lei. Estima-se que, entre 1535 e 1549, quando iniciou o Governo Geral, mais de quinhentos degredados teriam vindo para o Brasil.
MULTIPLICAÇÃO
De lá para cá, o sentimento que temos é que os degredados conseguiram se multiplicar de forma estrondosa, pois boa parte da nossa sociedade parece ser descendente dos perigosos facínoras. Gente, nunca se viu tanta safadeza em todas as classes sociais.
NOVA MORADA
Agora, com a descoberta de um novo planeta, embora ainda na fase da ficção, quem sabe começar a fustigar a idéia de tentar enviar os facínoras do Brasil para viver no novo globo? Já sei que mais adiante não seremos perdoados por enviar tanta escória, mas ao menos podemos ficar livres de gente muito safada.
TURMA
Já estou até imaginando o pessoal do MST, de várias ONGs e outras organizações do gênero sendo enviado ao novo planeta, acompanhado de desembargadores, juízes e políticos em geral e muitos outros. Ainda não sei o tamanho da nova morada, mas creio que será pequeno para tanta gente que precisa ser expulsa daqui.
REDUÇÃO DA EFICIÊNCIA
O anunciado aumento de 20% para 35% das taxas de importação de calçados e têxteis, visando proteger a indústria nacional, é de doer. A princípio até pode parecer uma medida sensata, mas nao é bem assim. Para tentar proteger a indústria o penalizado é o consumidor.
CONCORRÊNCIA
Evitando uma maior concorrência com o produto importado, a eficiência é reduzida. E ao longo do tempo reduz-se também, a produção, o salário real e a riqueza. Tudo isto sem falar que somos ótimos só para aumentar impostos, tarifas e contribuições, quando deveria ser o contrário. Menos impostos e menos contribuições trabalhistas dariam a eficiência que a indústria necessita para concorrer com produtos importados. Que tal?

Nenhum comentário: