segunda-feira, novembro 22, 2010

OS CONFLITOS NO "SAARA OCIDENTAL"!

1. A Argélia apoia a independência do Saara Ocidental, com o nome de República Democrática do Saara, enquanto o Marrocos o considera seu território. O Saara Ocidental é um território de 266.000 km2, com cerca de 500.000 habitantes, que tem, dentre seus recursos naturais, os mais ricos depósitos de fosfato no mundo.

2.
Antiga colônia espanhola (Rio de Oro, entre 1905 e 1924) e província espanhola (até 1975), nunca teve seu processo de descolonização terminado. Em 1975, a Espanha cedera aqueles territórios ao Marrocos e à Mauritânia. Em 1979, a Mauritânia deles se retirara, enquanto boa parte foi ocupada pelo Marrocos. De acordo com resolução da ONU, a situação do Saara Ocidental está pendente da celebração de um referendo para a autodeterminação ou a junção daquele território ao Marrocos, que o ocupa parcialmente desde 1976. O Governo marroquino apenas admite a transformação do Saara Ocidental num território com ampla autonomia, mas debaixo de sua soberania.


3.
É importante notar que, dentre os países da América Latina e do Caribe, apenas o Brasil e Bahamas não tomaram posição sobre o assunto.

Nenhum comentário: