quarta-feira, novembro 03, 2010

DERROTA DE OBAMA FRAGILIZA POLITICAMENTE SEUS DOIS ANOS FINAIS! ABRE-SE A SUCESSÃO!

1. Obama perdeu a maioria na Câmara de Deputados. Republicanos ganharam 59 cadeiras e Democratas perderam 59: 238 x 182. No Senado, nas eleições parciais, os Republicanos ganharam 6 cadeiras e os Democratas perderam 6: 51 x 46. Com 51 senadores, os democratas ficaram na conta exata da maioria necessária. Veja. No sistema americano sempre que a Câmara e o Senado têm versões distintas para uma lei, há uma comissão de conciliação com representantes de cada casa, que se não convergir, a lei não é aprovada.

2. Alguns comentaristas, otimistas, lembram das mesmas eleições intermediárias, de 1994, quando Clinton perdeu para os republicanos sob a liderança do presidente da Câmara de Deputados, Newt Gingrich. Os republicanos lançaram nacionalmente uma campanha coordenada em base a um documento de compromissos: Contrato com a Nação. Mas esses comentaristas se esquecem que em 1994 a economia dos EUA vinha em processo de franca recuperação. A taxa de desemprego era a metade de hoje. E em seguida, Gingrich foi demoralizado por uma emenda que fez ao orçamento para uma instituição que era dele, dirigida por um laranja.

3. Agora a situação é muito diferente. A alta taxa de desemprego não dá mostras de ser revertida com alguma sensibilidade. O forte aumento da produtividade nos EUA, paradoxalmente, favorece sua competitividade, mas segura o desemprego. A desvalorização do dólar tem limites pelo impacto internacional. Obama não é um ator internacional com liderança. E as economias europeias relevantes passam por um processo de fortes ajustes fiscais que indicam que pelo menos os próximos 2 anos serão difíceis. Portanto, não serão mercados elásticos.

4. Veja a curva da Taxa de Desemprego nos EUA ano a ano a partir de 1990.

5. Cadeiras em disputa para Governador. Republicanos 27, Democratas 15, Independentes 1. Republicanos ganham mais 7, democratas perdem 8. Em Illinois cadeira de Senador de Obama é ganha por republicano.

Nenhum comentário: