segunda-feira, novembro 08, 2010

O RISCO DE UMA PARALIZAÇÃO POLÍTICA NOS EUA!

(Trechos, Paul Krugman - New York Times-La Nacion, 26) 1. A verdadeira história desta eleição, então, é a de uma política econômica que não foi eficaz. Por quê? Porque foi totalmente inadequada para a situação. Obama herdou uma economia em sérias dificuldades, mais grave, aparentemente, do que aquela que ele ou seus principais assessores econômicos advertiram. Eles sabiam que os Estados Unidos se encontravam em meio a uma grave crise financeira.

2. Mas, aparentemente, não entenderam a lição essencial da história, que é aquela que diz que as crises financeiras importantes, geralmente são seguidas por um período prolongado de desemprego elevado. Para evitar esse destino, os Estados Unidos precisavam de um programa muito mais forte do que foi feito: um modesto aumento nos gastos federais que mal deu para compensar os cortes em nível estadual e municipal. O que sabemos é que esse estímulo inadequado foi uma catástrofe política.

3. Mas os eleitores respondem aos fatos, e a percepção é que as políticas falharam. A tragédia é que se os eleitores castigarem os democratas, na realidade estarão votando para tornar as coisas ainda piores. Os ressurgentes republicanos não aprenderam nada com a crise, exceto que fazer tudo o que podem para desacreditar Obama é uma estratégia política vencedora. Os cortes de impostos e a desregulamentação seguem sendo o alfa e o ômega da sua visão econômica. E se ganharem a maioria em uma ou em ambas as casas, podemos supor que haverá uma completa paralisia política.

Nenhum comentário: