terça-feira, dezembro 02, 2008

PARA ONDE VAI O CENTRO? A CRISE DA GLOBALIZAÇÃO!!!!!

A crise de 29 abriu um longo período de regimes autoritários, ditatoriais e intervencionistas, a partir de uma intensa polarização ideológica direita/esquerda. Stalinismo, Nazismo, Fascismo são referências mais nítidas. O Centro político, digamos de cor branca, foi espremido e o espectro político foi ocupado pela Direita e pela Esquerda, como um retângulo de apenas duas cores: preto e vermelho.
A crise do padrão-ouro, a crise do petróleo, as revoluções eletrônica e no sistema de comunicações abriram as portas para as reformas liberais, tendo o Thatcherismo como referência mais nítida. O retângulo mudou. A cor branca, espremida, foi alargando seus espaços e espremendo as cores preta e vermelha. O retângulo ficou branco, com duas linhas finas, preta e vermelha, nas laterais. O Centro ocupou todo o espectro político.

A atual crise, chamaremos provisoriamente de CRISE DA GLOBALIZAÇÃO, trouxe de volta o Estado ao meio do palco. Os liberais estão perplexos. A esquerda está tão perplexa como a direita, e fora a cantilena antiliberal, não sabe o que fazer nem o que propor. Os governos mais a esquerda decidiram subsidiar os bancos privados com compra de ações e dinheiro farto. Certamente esse não seria um ideal leninista.

Parafraseando o cancioneiro: Politólogos, sociólogos, correi. Estão chegando as últimas noites de luar. Para onde vão a política, a ideologia, a esquerda, a direita, o centro? Com que cores será pintado o retângulo? Com as mesmas em proporções diferentes, ou virão novas cores? Politólogos, sociólogos, não se inibam. Entrem em campo e façam suas apostas. Ajudem os políticos e partidos a se orientar.

Nenhum comentário: