quarta-feira, agosto 06, 2008

O que mudar nos jornais impressos?

Mark Potts (foto) tem um blog e recentemente escreveu sobre as 10 mudanças que ele entende como necessárias para os jornais impressos buscarem o sucesso. Ele trabalhou por anos em jornais impressos e no início dos anos 90 transferiu-se para o mundo digital. Hoje é consultor de empresas de comunicação na internet.
Abaixo as recomendações dele, para uma nova dinâmica dos jornais impressos:

1- Fazer com que a WEB seja seu produto principal - pare de transferir o jornal impresso para a tela. Reorganize a redação. Busque rapidez e tecnologia, como a WEB 2.0 com mapas interativos, RSS feeds, distribuição de avisos pelo celular sobre a postagem de notícias no site.

2- Local, local, local - Existem milhões de locais para se buscar notícias nacionais e internacionais em tempo real. Notícia local é uma atribuição dos jornais, mas muitos parecem não entender isso. (Por que você acha que os grandes jornais estão perdendo leitores e os pequenos jornais de comunidades estão crescendo?).

3-
Se há algo disponível em outros locais, não tente reinventar, pois é perda de tempo. Crítica de cinema, lista de livros mais vendidos etc...

4-
Repare se há algo no jornal que não precisa mais estar lá devido a tantas outras fontes de informação.

5 - Deixe os leitores se envolverem com o jornal. Aceite informações, fotos, colaborações dos leitores de forma a aumentar o número de leitores.

6 - Perca a página de editorial. Isso pertence a uma era que já passou. Agora são os leitores que devem dar opinião.

7 - Expanda os anúncios. Pense nos anunciantes menores, locais, que precisam e querem ser vistos. Diminua o valor, crie seções específicas, mas permita que eles anunciem. Pode ser mais baixo o valor, porém serão muitos.

8 - Repense os classificados. Há locais mais fáceis de se anunciar e vender coisas. Repense se é para imprimir tantas páginas sem necessidade. Coloque anúncio na internet.

9 - Busque novas maneiras de vender anúncios. Eles não mudaram muito em um século. Há algo errado. Inove. Venda possibilidade de anúncios com contexto. Ajude os anunciantes a transformarem seus anúncios mais atrativos.

10 - Faça mudanças. Inove. Jornais devem fazer mais do que buscar informações diariamente. Eles devem fazer muito mais do que simplesmente sobreviver.

Nenhum comentário: