quarta-feira, agosto 13, 2008

“A ecologia, outra grande vítima da crise”!

Trechos do artigo do historiador Paul Kennedy (foto) dia 22 de julho

1. Há muitos perdedores no nosso mundo de gasolina e de alimentos caros: os pobres em quase todas as partes, os extratos mais baixos das classes médias, as companhias aéreas, as empresas de importação de alimentos. E, agora, aparece uma nova vítima: o sonho ecologista de conseguir um mundo mais sustentável, equilibrado e eqüitativo.

2. A lista de retrocessos é longa. Enquanto no norte voltam as estufas à lenha, nos trópicos há comunidades que cortam as florestas com mais intensidade do que nunca, e, na Índia, os mais pobres queimam estiercol e um querosene de procedência duvidosa. Mais ainda, o Congresso dos Estados Unidos da América recebe fortes pressões para aumentar as perfurações e as extrações em plataformas marítimas. Muitos Governos querem voltar à energia nuclear e prevêem construir dezenas de novos reatores, que se unirão a numerosas novas fábricas alimentadas pelo carvão.

3. Assim, não tenho a menor dúvida de que os argumentos em favor da produção de alimentos transgênicos têm muito mais possibilidades de ser aceitos hoje do que há 10 anos; se há a necessidade de escolher entre as necessidades de alimentação de 6.500 milhões de pessoas (em 2050, talvez 9.000 milhões) e os temores sobre os alimentos transgênicos, o resultado parece claro.

4. A intensificação das perfurações de petróleo em zonas delicadas, o regresso da energia nuclear, as pressões sobre as florestas tropicais e boreais, a preferência pelo etanol procedente do milho, a possibilidade crescente do recurso à agricultura transgênica e a um maior uso de fertilizantes, e o impulso dado ao protecionismo agrícola do Primeiro Mundo são elementos que suscitam pessimismo entre os amigos da terra. E deveriam suscitar também entre nós.

Nenhum comentário: