quarta-feira, julho 02, 2008

A INFLAÇÃO É A ESTRELA

CAMPEÃ
O balanço do primeiro semestre de 2008, na área de investimentos, mostrou que o índice de inflação IGP-M, medido pela Fundação Getúlio Vargas, foi superior a todos os ativos financeiros, desde ações (índice), renda fixa, poupança, ouro, câmbio, etc..
OVER NIGHT
Há poucos anos atrás, quando a inflação parecia ser incorrigível, o remédio utilizado para se defender do mal era jogar toda a disponibilidade financeira no mercado aberto (over night). Detalhe: não havia sequer especulação no tipo de aplicação financeira. Era só um instrumento eficaz para se defender contra a inflação.
CONSUMO
Nos dias de hoje é indiscutível, pela simples comparação, que voltamos a amargar com taxas de inflação bem acima da valorização de qualquer um dos ativos negociados nos mercados organizados. E quando isto acontece, o normal e o exigido é que as aplicações sejam substituídas imediatamente pelo consumo de bens e serviços.
LÓGICA
Esta lógica se impõe pelo seguinte: dinheiro só deve ser poupado quando o investidor entende que pode comprar melhor mais tarde, usando o rendimento para melhorar a sua compra. Ora, quando os preços do seu sonho de consumo, ou da sua necessidade mediata, avançam mais do que os rendimentos das aplicações escolhidas, ele apressa o consumo.
ENCRENCA
Sem tirar do investidor/consumidor o direito que tem para otimizar sua decisão, o fato é que aí reside o risco de permanência da inflação. Junte-se também aí, as indexações dos preços a cada divulgação de índices de preços. Pronto: ninguém segura mais a encrenca.
PRIMEIRA CAUSA
A alta intermitente dos preços das mais variadas commodities, negociadas no mundo todo, representou a primeira grande causa do surto inflacionário que se espalhou globalmente. Junto com ela a demanda acima da capacidade de produção alimentou por aqui a danada da inflação.
XERIFE
Como também fazemos parte do globo terrestre precisamos pagar o preço de mercado de tudo que é vendido. Governo que subsidia qualquer coisa não sabe administrar. E governo que congela preços comete um crime inafiançável. O mercado, pelos preços livremente informados, oportuniza a correção dos exageros.
Quando os preços, de qualquer ativo, se elevam demasiadamente, a demanda diminui e a correção dos preços acontece. A minha sugestão é deixar para o mercado. Ele é o grande xerife

Fonte: PONTOCRÍTICO.COM

Nenhum comentário: