sábado, janeiro 31, 2009

“CRESCIMENTO ZERO SERÁ BOM RESULTADO PARA O BRASIL EM 2009"

Estado de SP. Trechos da entrevista de Kenneth Rogoff. Professor em Harvard é um dos mais respeitados economistas do mundo hoje. Foi economista-chefe do FMI

1. A economia global está apenas entrando na pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial. As commodities estão despencando e o mercado de crédito secou. Ou seja, é uma situação extremamente difícil e perigosa. O crescimento no Brasil certamente vai desacelerar. Mas, ao mesmo tempo, a inflação permanece elevada. Isso deixa ao Banco Central um espaço menor para responder como gostaria (à desaceleração). Além disso, o real depreciou-se fortemente. Reduzir a taxa de juros desvaloriza o real à frente. Mas, como os juros estão caindo rapidamente mundo afora, o BC brasileiro acabará reduzindo a taxa.

2. Qual sua projeção para o crescimento do Brasil em 2009? Crescimento zero será um bom resultado, levando-se em conta o ambiente global. / Mas as pessoas aqui falam algo entre 2% e 3%. Elas são otimistas. A economia global está afundando muito rapidamente. / O que o Sr. espera especificamente para os EUA? Uma recessão que dure 2009 inteiro. Em 2010 e 2011, o crescimento ainda permanecerá lento, abaixo de 2%. Os preços das residências continuarão a cair e o desemprego, a subir. Os emergentes também terão uma queda em 2009, mas se recuperarão mais fortemente em 2010 e 2011. / E o PIB (Produto Interno Bruto) americano em 2009? Crescimento negativo entre 3% e 4%.

Nenhum comentário: