quinta-feira, dezembro 02, 2010

TEORIA DOS JOGOS APLICADA À POLÍTICA!

(HSM Management 57 julho-agosto 2006) 1. Em 1994, o trabalho pioneiro de Reinhard Selten (foto) sobre Teoria dos Jogos, recebeu o prêmio Nobel de Economia, que dividiu com John Harsanyl e John Nash (lembrar filme "Uma Mente Brilhante"). O professor Selten ampliou o conceito original de Nash sobre ponto de equilíbrio em jogos não cooperativos.

2. Selten aplicou sua pesquisa a diversos problemas na política, com altos interesses em jogo.

3. Quando os lances para aquisição de determinado item (poder também) baseiam-se nas estimativas de valor desse item, o vencedor será o que mais superestimar tal valor. O aumento do número de concorrentes amplia a gama de estimativas, o que, por sua vez, aumenta a probabilidade de que o maior lance supere o valor Real.

4. Intuitivamente, as pessoas (políticos também) fazem lances mais agressivos quando o número de concorrentes é maior. No entanto, a maior agressividade dos lances aumenta a probabilidade do vencedor ser vítima da Maldição. Em sala de aula, Selten repetiu diversas vezes o jogo com moedas. Descobriu que depois de ganhar e pagar um preço excessivamente alto, algumas vezes os alunos assumiam uma atitude mais prudente e deram lances menores na jogada seguinte.

5. Mas - em seguida - os competidores desapontados reagiam, ajustando seus lances para cima e fazendo ofertas mais agressivas, o que tornava o sistema novamente propenso a produzir a Maldição do Vencedor.

Comento: Exceder-se em promessas em campanha e em governo, estimular e multiplicar a expectativa dos eleitores em campanha e em governo, produz uma vitória - ou popularidade -, pontual, mas em seguida vem o "prêmio": a Maldição do Vencedor.

Nenhum comentário: