terça-feira, março 03, 2009

LEMBRETES PARA A CONJUNTURA!

SATISFAÇÃO = PERCEPÇÃO - EXPECTATIVA. Equação publicada em artigo de David Maister a respeito das filas. Traduzindo politicamente. Governo que quer criar expectativas muito acima do que virá, vai afetar a sua própria avaliação. Melhor falar sério e baixar a expectativa para mais perto da realidade.

Daniel Kahneman (prêmio Nobel de
Economia de 2002 com Vernon Smith) mostrou que as decisões dos indivíduos costumam contradizer as regras básicas de probabilidade quando esses indivíduos se encontram em situações de risco. Uma de suas descobertas mais significativas é que quando uma pessoa tem que tomar decisões em situações de risco, fundamenta cada decisão pelo cálculo de perdas e ganhos em si, antes que nas conseqüências que teria para seu patrimônio. Retirado de matéria do El País, da época, na cobertura do Premio Nobel.

Existe um ponto em que a liberdade degenera em anomia: a dissolução de todas as regras, o mundo sem normas, com isso também sem segurança. Paralelamente à globalização, vivenciamos uma dissolução do direito e da ordem em escala mundial. Do livro de Ralf Dahrendorf - Lei e Ordem.

Nenhum comentário: