sábado, setembro 01, 2007

DEBATER EM REDE COM VISTAS A DECISÕES É AVANÇO QUE CHEGA AO STF!

As fotos apresentadas pelo Globo das telas dos laptops dos ministros do STF com os e-mails analisando o quadro do processo do mensalão durante a acusação do procurador geral e as defesas dos advogados dos réus, são dados extraordinariamente positivos. O diálogo eletrônico - em tempo real - durante o processo, permite que as reações ainda não racionalizadas sejam repassadas e analisadas por todos os que receberam e com isso a probabilidade de um julgamento adequado aumenta exponencialmente.
Sabemos agora que os ministros não são juizes isolados dentro de uma redoma, onde o resultado final é uma simples maioria aritmética. Isso seria muito delicado e complexo, pois uma diferença de um voto significaria um enorme risco de julgamento. Com a troca de opiniões preliminares, cada ministro vai levar em conta o que acha e o que os demais opinam, apurando muito mais sua decisão final.

E isso ser feito em tempo real durante o julgamento, com o contato direto com os argumentos apresentados e não com registros em rascunho para reflexão 3 a 4 dias depois, aumenta em muito o critério, o rigor, e a probabilidade de acerto dos julgamentos.

A matéria trouxe uma informação preciosa que dá a todos uma tranqüilidade muito maior da justeza das decisões.

Nenhum comentário: