terça-feira, dezembro 04, 2007

PSDB E A SÍNDROME DE ESTOCOLMO!

Ficou conhecida como Síndrome de Estocolmo, a atração que algumas vezes o sequestrado tem pelo sequestrador.
Na política - pelo mundo afora - há exemplos de sobra para o entendimento desta síndrome por analogia. É quando um partido - ou político - se deixar atrair pelo canto da sereia de seu adversário, especialmente em situações de poder ou de opinião pública.

De certa forma o PSDB vive num quadro desses em relação ao PT no governo. É atraído pelo sequestrador e até acha que o sequestro foi prazeroso. Recentemente foi assim na eleição para presidente da Câmara de Deputados. O tempo mostrou que foi um erro.

Agora - mais uma vez - se vê atraído por seu sequestrador e aceita pavimentar o caminho para a aprovação da CPMF - um tributo economicamente irracional, antifederativo, que afeta a competitividade brasileira, socialmente injusto, e oculto.

Seria recomendável alugarem o DVD do filme Bom Dia, Noite de Marco Bellocchio e vê-lo com atenção. Trata do sequestro - de Aldo Moro (presidente da DC italiana na época) - com conversas de "alto nível político" com os sequestradores das Brigadas Vermelhas, e que termina... com sua execução. Até pela proximidade de Aldo Moro e Franco Montoro - patrono maior do PSDB.

Nenhum comentário: